Quarta, 25 de Novembro de 2020
(45) 99102-6309
Política Voto online

Eleições de 2022 podem ter votação por celular ou tablet, revela presidente do TSE

Segundo o magistrado, o tribunal busca alternativas tecnológicas mais baratas para substituir o sistema de urnas eletrônicas

15/11/2020 14h10
Por: Da redação
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, revelou neste domingo (15 de novembro) que as eleições de 2022 podem acontecer com um novo sistema digital de votação, que permitiria a utilização de dispositivos eletrônicos como celular ou tablet.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Segundo o magistrado, o tribunal busca alternativas tecnológicas mais baratas para substituir o sistema de urnas eletrônicas. O atual sistema é considerado seguro, mas caro por exigir a substituição. Já a nova alternativa terá ainda de passar por testes de confiabilidade antes de ser utilizada nalgum pleito.

"Se algum dos modelos se mostrar confiável, eu imagino que sim, que já possamos implantar em 2022, mas provavelmente será uma implantação progressiva, não será num estalar de dedos em que se mude tudo", disse Barroso em visita ao projeto Eleições do Futuro, em Valparaíso (GO).

Atualmente, o sistema eleitoral dispõe de 500 mil urnas eletrônicas, num modelo que é utilizado desde 1996. O problema, contudo, é que a cada dois anos essas urnas precisam ser trocadas, o que implica em gastos consideráveis ao Poder Público.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Atualizado às 04h11 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 34°

20° Sensação
18 km/h Vento
56.6% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias