Quarta, 25 de Novembro de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Consumidor

Compra de veículo usado exige atenção, alerta Procon

Procon Cascavel tem registrado muitas reclamações e as principais queixas dos consumidores estão relacionadas a danos e defeitos, não cumprimento da oferta e cancelamento ou desistência da compra

16/11/2020 09h46
Por: Da redação Fonte: Assessoria
A orientação é ficar atento Fique atento e buscar o máximo de informação sobre o veículo
A orientação é ficar atento Fique atento e buscar o máximo de informação sobre o veículo

Sonho de consumo de muitas pessoas, a compra de um veículo exige atenção para que problemas sejam evitados. O  Procon Cascavel tem registrado muitas reclamações e as principais queixas dos consumidores estão relacionadas a danos e defeitos, não cumprimento da oferta e cancelamento ou desistência da compra.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

“Se os problemas não forem de fácil constatação, a reclamação poderá ser formalizada quando surgirem, obedecendo ao prazo legal de 90 dias. Além da garantia legal, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor também pode conceder uma garantia contratual, que, no entanto, não é obrigatória. Neste caso, um termo escrito deve especificando quais as condições da garantia oferecida, devendo abranger o bem como um todo”, explica a coordenadora do Procon, Silvana Griza Peres.

A orientação é ficar atento Fique atento e buscar o máximo de informação sobre o veículo. Não assine documentos sem ler com atenção todas as cláusulas.

 Assim, antes de adquirir um veiculo usado, adote as seguintes medidas:

 Verifique se o número do chassi é o mesmo que consta no certificado de propriedade do veículo. Os números e letras do chassi e da plaqueta de identificação devem estar alinhados, com espaços regulares e contornos uniformes.

Consulte o histórico das revisões;

Dirija o veículo, teste freios, estabilidade na pista, marchas, embreagem e a ocorrência de ruídos;

Leve o veículo a um mecânico de confiança para avaliar tanto a parte mecânica como a lataria; peça um laudo, se encontrar problemas. Uma boa olhada no automóvel para ver se há indícios de que foi batido é fundamental;

Examine o carro sempre à luz do dia;

Observe também a existência de desgastes irregulares nos pneus, o que pode indicar problemas com a suspensão, alinhamento ou balanceamento das rodas.

São obrigatórios no veículo e devem estar em perfeito estado: extintor de incêndio; macaco; triângulo de sinalização; chave de roda; cinto de segurança e estepe.

Consulte o Detran para saber se há débitos de multas ou de IPVA pendentes, pois na transferência essas dívidas devem ser pagas pelo novo proprietário. O comprador de veículo também precisa fazer uma consulta junto ao Detran para saber se o veículo que pretende adquirir não é roubado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 05h31 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 34°

19° Sensação
18.1 km/h Vento
58.7% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias