Sábado, 28 de Novembro de 2020
(45) 99102-6309
Política Eleições 2020

A repercussão do resultado das urnas nos bastidores da política cascavelense

Coluna especial Eleições 2020

16/11/2020 21h19
Por: Miguel Dias
A repercussão do resultado das urnas nos bastidores da política cascavelense

Josué pode entrar

O jurídico do vereador Josué de Souza (foto), que disputou a reeleição e ficou na primeira suplência da bancada do MDB, trabalha a possibilidade de ele conseguir uma terceira cadeira ao lado de Edson Souza e Josias Sousa. A coluna confirmou o assunto com Josué e acompanha a movimentação. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Paranhos passou o rodo

As urnas confirmaram o poderio político de Leonaldo Paranhos (foto). O eleitor foi impregnado pela propaganda eficiente mostrando o lado positivo da administração e não viu nada significativo produzido no conjunto dos sete adversários dele. O alcaide deitou e rolou.

SOS da oposição 

Os adversários políticos de Leonaldo Paranhos deram mole e levaram um baile. Ainda absorvendo a esfrega, todos sinalizam disposição de dar espaço ao gestor reeleito e torcer para o sucesso da segunda administração. Pelo pouco que fizeram, nem poderia ser diferente. Uma reengenharia se faz urgente.

Legislativo dominado?

Ainda falta combinar certo com os eleitos, mas comentaristas políticos na imprensa e lideranças locais não duvidam que Leonaldo Paranhos navegará em  águas calmas na próxima legislatura. Dos 21 eleitos, 16 são considerados donos de perfil governista. Em tese, bastará que Paranhos mantenha azeitada a boa relação e terá plena ascendência sobre a edilidade.  Azeite bom, de preferência.

Demissão dos comissionados

Nenhum dos atuais nomeados está garantido no próximo governo. A declaração na imprensa é do próprio prefeito Leonaldo Paranhos, confirmando para dezembro a exoneração geral dos comissionados e o corte de funções gratificadas.  Segundo ele, o único já garantido é seu vice Renato Silva.  Os dirigentes dos partidos aliados juram não contar com cargos. Nem os vereadores amigos.

Eleitorais & Eleitoreiras 

* Alécio Espínola (foto) se firma como um dos políticos que mais cresceu nos últimos dois anos. Fez mandato com resultados e uma campanha de chegada. Ficou entre os mais votados e só não continuará presidente do Legislativo, em 2021/2022, caso Leonaldo Paranhos adote outro reunindo melhores predicados de disciplina, obediência e fidelidade. Nos bastidores ninguém acredita que apareça concorrência. 

* O vereador Pedro Sampaio está reeleito, porém surpreso com a queda na votação. Em 2016 alcançou expressivos 3.154 votos e, agora, fez 1.935. Pelo menos no momento o recado das urnas congela possível projeto de disputar a Assembléia Legislativa dentro de dois anos.

* A causa animal ganha reforço na próxima Legislatura. O reeleito Serginho Ribeiro (2.624) terá o apoio do até então pouco conhecido Cleverson Sibulski (1.747), também militante na área e habituado a mexer com cães em situação de exposição. 

* O jornalista Sérgio Ricardo, candidato a vereador do PROS, não se deixou abater pela baixa votação de 223 sufrágios. Já reassumiu seu programa na Estúdio 92 e anunciou que poderá concorrer a deputado estadual em 2021. Recebeu convite do deputado Evandro Roman para entrar no Patriota51. Agora vai.

* Depois de muito ensaiar, finalmente o advogado Lauri Silva será diplomado vereador (PROS). Conhecedor da legislação e bom de debate, não fará oposição ácida e nem estará na base açucarada do governo. Garante que terá independência. 

* A professora petisca Liliam (foto) não ficará na sombra do marido Paulo Porto e tocará seu mandato com independência. O casal tem trabalhado bem e já detém o mando da sigla em Cascavel. Ele aprovou o próprio desempenho na eleição de prefeito e irá atrás de uma cadeira na Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Miguel Dias
Sobre Miguel Dias
Jornalista e radialista. Colunista político do Preto no Branco.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 19h46 - Fonte: Climatempo
28°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 35°

29° Sensação
11.9 km/h Vento
56.6% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias