Sábado, 28 de Novembro de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Black Friday

Acic alerta sobre cuidados para as compras não virarem dor de cabeça

A edição de 2020 no Brasil será realizada no próximo dia 27 de novembro e algumas lojas anunciam descontos de até 70%.

18/11/2020 15h43
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Sede da ACIC
Sede da ACIC

Muitos consumidores esperam avidamente pela Black Friday para comprar produtos há muito desejados por preços com descontos especiais. A edição de 2020 no Brasil será realizada no próximo dia 27 de novembro e algumas lojas anunciam descontos de até 70%. Mas para evitar que o entusiasmo vire dor de cabeça, os clientes precisam adotar alguns cuidados fundamentais.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

O advogado Sandro Dal Bosco, do Departamento Jurídico da Acic, informa sobre algumas atitudes que o consumidor deve ter para evitar prejuízos e frustrações com essa que é uma das mais aguardadas e festejadas promoções do ano. O vice-presidente da Microempresa e especialista em TI, Siro Canabarro, também dá dicas sobre compras seguras na internet, acompanhe:

1 Aumento do preço produto na véspera?

Sandro Dal Bosco – Aumentar o preço num dia e oferecer desconto no dia seguinte para chegar a um mesmo preço, falsificando a existência de uma promoção, é publicidade enganosa. O artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor diz o seguinte: "É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva". E o Artigo 67 tem o seguinte teor: "Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva: Pena – detenção de três meses a um ano e multa".

 2 Como se proteger de promoções enganosas?

Sandro Dal Bosco – Uma boa dica é a de fazer pesquisas em sites de proteção ao consumidor como, por exemplo, o ReclameAqui para checar reclamações e respostas do fornecedor. Lembre-se: As ofertas devem apresentar as características essenciais do produto ou do serviço, incluídos os riscos à saúde e à segurança dos consumidores; a discriminação, no preço, de quaisquer despesas adicionais ou acessórias.

 3 E em caso de arrependimento?

Sandro Dal Bosco – Para as compras feitas pela internet/aplicativos, o consumidor tem prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e/ou devolver o produto e receber o que pagou de volta. O Artigo 5º do Decreto Presidencial diz o seguinte: "O fornecedor deve informar, de forma clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor".

4 O que fazer para não cair em fraudes nas compras pela internet?

 Siro Canabarro – São inúmeros os cuidados, mas alguns deles são os seguintes:

- Verificar se está em site seguro. Conferir no endereço se está escrito https antes do endereço.

- Verificar a reputação da loja; checar link e verificar se tem o .com.br

- Checar se o nome da loja está escrito corretamente

- Desconfiar do preço, principalmente quando a promoção parece ser boa demais. Quando o milagre é muito grande, desconfie que pode ser golpe

- Cuidado no que vai clicar, só clique se realmente solicitou aquilo e, mesmo assim, com, bastante atenção

- Não passar código nenhum por áudio; caso instale aplicativo ou fizer compra pela internet digite o código e jamais o passe por recurso de voz; se alguém ligar é golpe e não dê informação nenhuma

- Pesquise a idoneidade da empresa. Confira os dados comerciais da empresa de comércio eletrônico

Fique de olho na certificação digital

Atente à qualidade dos textos

Peça indicações

Use dispositivos seguros

Cuidado com promoções mirabolantes

Guarde comprovantes das compras e, caso precise, procure o Procon

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 19h06 - Fonte: Climatempo
34°
Pancada de chuva

Mín. 19° Máx. 35°

38° Sensação
10.2 km/h Vento
54.7% Umidade do ar
67% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias