Quarta, 25 de Novembro de 2020
(45) 99102-6309
Cotidiano Memória

Há cinco anos tornado deixava rastro de destruição em Marechal Rondon

Fenômeno provocou danos em cerca de 1.500 casas, além de uma centena de empresas e espaços públicos

19/11/2020 11h31
Por: Da redação
Por onde passou, o tornado deixou um rastro de destruição | Fotos: Ademir Herrmann
Por onde passou, o tornado deixou um rastro de destruição | Fotos: Ademir Herrmann

O dia 19 de novembro de 2015 era uma quinta-feira normal como hoje em Marechal Cândido Rondon, com céu claro e ensolarado. Até por volta das 16 horas, quando o cenário mudou abruptamente.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Ventos que variaram de 115Km/h a 125Km/h devastaram uma faixa da cidade de pouco mais de 50 mil habitantes. Era um tornado classificado como F1, que deixou um rastro de destruição por onde passou. 

Mais de 5.500 pessoas foram diretamente atingidas, com danos em cerca de 1.500 casas, além de quase uma centena de empresas e espaços públicos. 14 mil imóveis ficaram sem energia elétrica por causa de danos na rede elétrica. O saldo final foi um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 90 milhões. 

Apesar dos danos materiais de alta monta, o tornado não deixou vítimas fatais, mas causou ferimentos em pelo menos 20 pessoas que foram atendidas no sistema de saúde. 

A defesa civil, prefeitura, governos estadual e federal, empresas, entidades e voluntários anônimos se uniram num esforço gigantesco para acudir os mais atingidos. Em pouco tempo a cidade se recuperou do trauma e seguiu sua vida normal, de modo que hoje, cinco anos depois, o tornado é apenas uma triste lembrança da história local. 

Veja vídeos que registraram a destruição causada pelo tornado:

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mal Cândido Rondon - PR

Mal Cândido Rondon - Paraná

Sobre o município
Marechal Cândido Rondon é um município do Oeste do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, é de 52.944 habitantes. Possui uma forte influência da cultura germânica, demonstrada na arquitetura e pelo idioma (alemão) ainda muito falado entre os mais velhos. Estima-se que 80% da população seja desta descendência. A economia é baseada na agropecuária e também tem grande destaque na agroindústria.
Cascavel - PR
Atualizado às 04h31 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 34°

19° Sensação
18 km/h Vento
56.6% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sexta (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias