Sábado, 23 de Janeiro de 2021
(45) 99102-6309
Cotidiano Coronavírus

Sem a presença de Doria, Butantã diz que Coronavac tem 50,4% de eficácia geral

Resultado foi divulgado nesta terça-feira (12) após cobrança de cientistas e de jornalistas

12/01/2021 16h39
Por: Da redação Fonte: Estadão e Folha
Ao contrário da semana passada, o governador João Doria não esteve presente na coletiva desta terça
Ao contrário da semana passada, o governador João Doria não esteve presente na coletiva desta terça

Após pressão de cientistas e jornalistas, o governo de São Paulo e o Instituto Butantã anunciaram nesta terça-feira (12), a taxa de eficácia geral da Coronavac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantã. A taxa que considera a análise de todos os voluntários infectados pela covid é de 50,38%. O número é inferior ao apresentado na semana passada pelo governo paulista, de 78%, que referia-se somente a um recorte do estudo.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

O anúncio desta terça contou com a presença de 13 especialistas, incluindo profissionais independentes, sem ligação com o governo estadual e seu comitê de contingência. O governador João Doria, porém, desta vez não esteve presente. A assessoria do governador disse que ele não vai a entrevistas coletivas do Instituto Butantan e que, devido ao "tema técnico, ele deixa para os cientistas". O governador, porém, participou da coletiva em que foi divulgado o percentual anterior, mais positivo.

Contradição

O número apresentado na semana passada pelo governo paulista, de 78% referia-se somente a um recorte do estudo: ao grupo de voluntários que manifestaram casos leves de covid, mas com necessidade de atendimento médico. Ou seja, a vacina tem 78% de eficácia de evitar que, mesmo que a pessoa se contamine com o coronavírus, ela vai ter somente uma doença leve, não a ponto de ser hospitalizado.

Já a taxa de eficácia geral apresentada nesta terça se refere a capacidade de evitar que a pessoa fique doente. Este é o principal indicador medido pelo estudo da Coronavac (o chamado desfecho primário), segundo protocolo da pesquisa.

Embora inferior à primeira taxa divulgada, o índice de 50,38% não deve impedir a aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que exige eficácia mínima de 50%, mesmo percentual exigido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Atualizado às 09h50 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 26°

22° Sensação
4 km/h Vento
83% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias