Quinta, 06 de Maio de 2021
(45) 99102-6309
Opinião Opinião

Por que se orgulhar da nossa Copel

Carina Walker*

12/01/2021 17h31 Atualizada há 4 meses
Por: Da redação
Centro de Operações Smart Copel, em Curitiba | Foto: Daniel Cavalheiro
Centro de Operações Smart Copel, em Curitiba | Foto: Daniel Cavalheiro

Como acionista da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e moradora deste Estado desde meu primeiro ano de vida, sinto-me no compromisso de enaltece-la, pois nem sempre sabemos valorizar o que é nosso.

Hoje vou lhe falar porque podemos nos orgulhar da Copel. 

Quando digo “nossa” é para enfatizar que, apesar de ser uma empresa de capital aberto, ela é do povo do Paraná, já que tem o governo do nosso Estado como acionista majoritário.

Neste início de ano, as ações preferenciais da companhia (CPLE6) passaram a integrar o principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3 (Brasil Bolsa Balcão). Ainda que tenha participação de 0,431%, passar a integrar a carteira teórica do Ibovespa é um importante passo para a Copel, especialmente em termos de relevância no mercado de capitais brasileiro, em razão de fazer parte do seleto grupo de ativos que representa cerca de 80% do volume de negócios da bolsa.

Também no início deste ano, as ações da Copel passaram a compor a Carteira ICO2, do Índice Carbono Eficiente da B3, em razão do compromisso da empresa com a redução na emissão de gases de efeito estufa. Dessa forma, ela coopera com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que é: combater as mudanças climáticas e seus impactos, segundo o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Outro motivo para se orgulhar da Copel é que ela renovou, em 2021, sua participação na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, do qual fazem parte somente 39 empresas brasileiras, reflexo do comprometimento da Companhia Paranaense com o desenvolvimento sustentável, eficiência econômica, justiça social e governança corporativa. 

Estrategicamente, a Copel também está se preparando para aumentar seu nível de segmento de listagem na Bolsa de Valores brasileira, do Nível 1 para o Nível 2, por meio do aprimoramento da sua governança corporativa.

As cotações das ações da Copel praticamente já recuperaram o patamar pré-pandemia, mesmo sendo o segmento das elétricas considerado defensivo na bolsa – ou talvez seja por isso. 

O setor em que a companhia atua é generoso pagador de dividendos. Os acionistas posicionados em CPLE6 no último dia 28 de dezembro receberão R$ 3,10 por ação preferencial, a título de Juros sobre Capital Próprio. 

Além disso, no dia 08 de janeiro, o acionista controlador declarou que quer a distribuição de dividendos extraordinários, mais um motivo para investir no ativo. Foi anunciada, ainda, a intenção de realizar desdobramento das ações e a formação de Units (pacotes de cinco ações).

Depois de conquistar o melhor resultado financeiro de toda a sua história em 2019, o ano de 2020 foi determinante para a Copel na consolidação de índices técnicos visando buscar a renovação da concessão da Distribuidora para mais 30 anos de operação – fato que deve ter um peso bastante significativo.

Em 2021, a empresa planeja realizar investimentos da ordem de R$ 1,9 bilhão para modernizar a sua rede elétrica, inclusive com equipamentos digitais inteligentes e linhas trifásicas.

A Copel ainda integra a lista das melhores empresas para se trabalhar (Great Place To Work) do Paraná.

Todos esses pontos positivos, somados às perspectivas de reaquecimento da economia ao longo deste ano nos levam a acreditar fortemente no potencial da Companhia.

Lembrando que a Copel também tem ações negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) e na Bolsa de Madri, na Espanha (Latibex). Você sabia?

São muitos motivos para nos orgulharmos e reconhecermos essa gigante do Paraná.

Sucesso a todos!

*A autora é jornalista e investidora

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carina Walker
Sobre Carina Walker
A autora é jornalista e investidora.
Cascavel - PR
Atualizado às 10h32 - Fonte: Climatempo
16°
Chuva fraca

Mín. Máx. 14°

16° Sensação
19 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol
Sábado (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias