Terça, 20 de Abril de 2021
(45) 99102-6309
Política Novo pedágio

Bancada do MDB na Câmara de Rondon pressiona deputados por pedágio mais justo

Segundo os vereadores, o modelo noticiado pressupõe impactos negativos ao escoamento da relevante produção agrícola regional e municipal

28/01/2021 16h48
Por: Da redação
Vereadores Padeiro, Moacir e Juca
Vereadores Padeiro, Moacir e Juca

Os vereadores Moacir Froehlich, João Eduardo dos Santos (Juca) e Iloir de Lima (Padeiro), que formam a bancada do MDB na Câmara de Marechal Cândido Rondon, apresentaram um requerimento para pressionar os deputados do partido sobre o novo pedágio no Paraná. Eles solicitaram o envio de ofícios aos deputados federais do partido, Sérgio Souza e Hermes Parcianello, ao Ministério da Infraestrutura e de cópia à Acimacar, ao Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e à Caciopar, assim como para todos os deputados estaduais e federais que integram a Bancada da Frente Parlamentar sobre os Pedágios. 

Os vereadores querem que, ao deliberarem sobre o novo modelo de concessão de rodovias do Anel de Integração, estas autoridades procurem ampliar as obras a serem realizadas sem onerar os cidadãos paranaenses, adotando assim a modelagem que permita a adoção de tarifas mais baixas do que as atuais.

Segundo argumentam os vereadores, “o modelo noticiado pressupõe impactos negativos ao escoamento da relevante produção agrícola regional e municipal, ao trânsito populacional e mantém tarifas elevadas, quando comparadas a diversos outros estados, como Santa Catarina, limítrofe ao Paraná”.

O novo modelo apresentado pelo governo federal prevê a diferenciação de até 40% no valor das tarifas, entre pista simples e dupla, mas somente mediante a conclusão das obras de duplicação. O critério adotado de leilão, o híbrido, não envolve cobrança de valor de outorga. O novo modelo, que abrange um projeto de 30 anos, prevê investimento de R$ 42 bilhões. A proposta contempla a extensão de 3.327 km de malha rodoviária, seis lotes de concessão, além de dez contornos urbanos. O processo de modelagem já está concluído, mas pode sofrer ajustes de acordo com proposições da sociedade. As audiências públicas começam na semana que vem.

CLIQUE AQUI e veja o requerimento na íntegra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mal Cândido Rondon - PR

Mal Cândido Rondon - Paraná

Sobre o município
Marechal Cândido Rondon é um município do Oeste do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, é de 52.944 habitantes. Possui uma forte influência da cultura germânica, demonstrada na arquitetura e pelo idioma (alemão) ainda muito falado entre os mais velhos. Estima-se que 80% da população seja desta descendência. A economia é baseada na agropecuária e também tem grande destaque na agroindústria.
Cascavel - PR
Atualizado às 22h43 - Fonte: Climatempo
16°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

16° Sensação
11.7 km/h Vento
59.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Quinta (22/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias