Regina Adriane Schaefer e Delmar Schaefer, um casal de agricultores de São Roque, em Santa Helena-PR, que, com o apoio da Sicredi, está fazendo a diferença ao abraçar uma visão inovadora de sustentabilidade. Delmar, após décadas como caminhoneiro, decidiu mudar de rumo e investir na suinocultura para sua aposentadoria. No entanto, ao perceber a necessidade de lidar com os resíduos de forma mais ecológica, apostou na implementação de um biodigestor.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.
Associados há 23 anos, Regina e Delmar têm sido parceiros da cooperativa em diversos empreendimentos na propriedade. "Escolhemos a Sicredi por ser uma cooperativa que nos apoia sempre. Começamos com o plantio e depois decidimos investir na biocultura. Nossas granjas foram todas financiadas pela Vanguarda, e estamos extremamente felizes com essa parceria, que nos traz segurança", comenta Regina.
A aquisição do biodigestor teve como objetivo principal manter a sustentabilidade da cadeia produtiva e evitar a contaminação ambiental. Além disso, o casal colabora com seus vizinhos, coletando dejetos de outras propriedades para alimentar o biodigestor. "Produzimos a energia para as granjas e eliminamos o gás poluente, é um ciclo sustentável. E o cooperativismo é um valor essencial ao projeto”, explica Delmar.
Os resíduos processados pelo biodigestor retornam às lavouras sem os gases prejudiciais, aumentando significativamente a produtividade da cultura. Com isso, a família Schaefer está colhendo muitos frutos com a aquisição e garante investimentos futuros no ramo. “Queremos melhorar ainda mais nossa qualidade de vida aqui no sítio, antes tínhamos muitos dejetos jogados na pastagem e agora conseguimos controlar isso. Ver tudo dando certo é gratificante, e saber que temos a Sicredi é ainda mais”, finalizam.
"Nós, da Sicredi, nos orgulhamos em apoiar iniciativas como a dos Schaefer, que contribuem significativamente para a sustentabilidade e o desenvolvimento da comunidade. A parceria de longa data com eles é um exemplo do compromisso da cooperativa em promover o cooperativismo e ações que fazem a diferença para o futuro de todos", ressalta Marciele Weyh Lunkes, gerente da agência de São Roque, em Santa Helena.
Dejetos de suínos, bovinos e aviários, resíduos agrícolas, resíduos de lavagem e ração – costumam ser considerados problemas para o produtor rural, pois é exigido por lei que eles tenham uma destinação adequada, evitando que contaminem o meio ambiente. Os biodigestores auxiliam o produtor no manejo correto dos resíduos das suas atividades, além disso, fabricam novos produtos que podem ser usados pelo produtor rural.
Além da energia que pode ser gerada, o biodigestor produz um biofertilizante, que durante o processo retira todo o gás gerado do esterco, e o produto é um adubo que pode ser utilizado na propriedade sem causar mau cheiro e sem poluir.
Mín. 18° Máx. 25°