Sexta, 07 de Maio de 2021
(45) 99102-6309
Opinião Artigo

Clubhouse: a nova rede social do momento

*Carina Walker

09/02/2021 10h14 Atualizada há 3 meses
Por: Da redação
É uma rede social que tem como foco a comunicação oral ao vivo (talvez seja por isso que ela está
É uma rede social que tem como foco a comunicação oral ao vivo (talvez seja por isso que ela está

Quando abri as redes sociais no fim de semana notei que a maioria dos influenciadores digitais que eu sigo divulgaram sua adesão à nova rede social chamada "Clubhouse". 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Imediatamente veio aquela sensação gerada pelo FOMO – Fear Of Missing Out, traduzido livremente como "Medo de estar por fora ou de estar perdendo algo".

O que é Clubhouse?

Por que os famosos da internet estão entrando nela?

É uma rede social que tem como foco a comunicação oral ao vivo (talvez seja por isso que ela está "dando o que falar"). Nela, os participantes criam "salas" de bate-papo para debater temas de seu interesse. O que difere esse aplicativo de outros é que os conteúdos debatidos não ficam gravados, portanto, não é possível ouvir depois (como áudios do WhatsApp ou podcasts).

Sendo assim, ou você está online para ficar por dentro do assunto discutido, ou não terá acesso às informações. Essa condição também gera nos usuários o FOMO (Quem está, está. Quem não estiver, perdeu).

Quem cria a sala é que define quem pode falar ou somente ouvir. Você pode criar salas e convidar pessoas para interagir.

Uma limitação inicial é que a Clubhouse, por enquanto, está disponível somente para sistemas IOS, ou seja, para quem tem Iphone – o que confere certo status aos usuários do aplicativo.

Outra restrição é que somente é possível fazer parte desse novo universo se você receber um convite (e cada novo usuário somente pode enviar dois convites).

O modo de funcionamento dessa rede social aciona o gatilho da escassez, aflora nossa necessidade de socialização e de comunicação.

Considerando que não é todo mundo que tem acesso ao aplicativo, atualmente podemos considerar que a ClubHouse é uma rede elitizada, excludente e bem menos democrática que as já existentes.

Além disso, acredito que este é mais um aplicativo que visa manter os usuários conectados o máximo de tempo possível, assim como revelado no documentário que mencionei neste artigo

Toda novidade é seguida pelo jargão: "Será que a moda vai pegar?" 

Os influenciadores já foram influenciados por milionários e grandes empresários que aderiram à tendência.

O tempo vai dizer se o app realmente atenderá nossas necessidades comunicacionais.

Sucesso a todos!

* A autora é jornalista e investidora

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carina Walker
Sobre Carina Walker
A autora é jornalista e investidora.
Cascavel - PR
Atualizado às 16h07 - Fonte: Climatempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. Máx. 18°

18° Sensação
9 km/h Vento
60% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias