Sexta, 05 de Março de 2021
(45) 99102-6309
Cotidiano Mapa do Consamu

Cascavel tem dois leitos de UTI Covid e Regional possui 16 pessoas na 'fila de espera'

Em toda área da macrorregional Oeste existem sete vagas de UTI; Sudoeste está com 100% ocupação

23/02/2021 09h34 Atualizada há 1 semana
Por: Tissiane Merlak
Em toda macrorregional Oeste 88 pessoas aguardam por um leito; 31 de UTI e 57 de enfermaria
Em toda macrorregional Oeste 88 pessoas aguardam por um leito; 31 de UTI e 57 de enfermaria

O Consamu (Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste), responsável pela distribuição de leitos na área da macrorregional Oeste (que engloba as regionais de saúde de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrâo), divulgou na manhã desta terça-feira (23) o mapa de ocupação de leitos, tanto de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) quanto de enfermaria, exclusivas para o coronavírus.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Conforme o mapa, Cascavel possui apenas dois leitos de UTI disponíveis no Hospital do Coração Nossa Senhora de Salete. A situação é extremamente preocupante quando avaliado que na área da 10ª Regional de Saúde, com sede em Cascavel, 16 pessoas aguardam por um leito.

O relatório aponta ainda que em toda macrorregional, que conta com 208 leitos de UTI, somente sete estão desocupados: três no Hospital Bom Jesus em Toledo, dois no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, e os dois de Cascavel. Nas duas regionais de saúde do Sudoeste (Pato Branco e Francisco Beltrão) não há nenhuma vaga de UTI, o que faz com que a taxa de ocupação na macro esteja em 96,63%.

E quem pensa que a situação em relação às vagas de enfermaria está mais 'tranquila', se engana. O índice de ocupação está em 80,93%, mesmo com a abertura de novos leitos em Céu Azul e Mangueirinha, por exemplo. Das 257 vagas 208 estão ocupadas. Em Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, por exemplo, não existem mais vagas de enfermaria; assim como em Palmas e no Hospital de Retaguarda, em Cascavel.

Em espera

Além da elevada taxa de ocupação, o que mais tem preocupado as autoridades de saúde são as dezenas de pacientes que esperam por um leito. Em toda área da macrorregional Oeste 88 pessoas precisam ser transferidas com urgência. 

A situação mais crítica, assim como no mapa divulgado ontem (22) é a regional de Cascavel. Há a necessidade de 16 leitos de UTI e 25 de enfermaria. Em Toledo são três pacientes para UTI e 15 para enfermaria; em Francisco Beltrão seis e cinco, respectivamente; em Foz do Iguaçu o déficit é de quatro leitos de UTI e nove de enfermaria e em Pato Branco eram necessários, às 9 horas da manhã quando o mapa foi atualizado, dois leitos de UTI e três de enfermaria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 00h49 - Fonte: Climatempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 24°

19° Sensação
17.4 km/h Vento
98.1% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias