Segunda, 19 de Abril de 2021
(45) 99102-6309
Opinião Dicas de liderança

Este barco também é seu

Carina Walker*

24/02/2021 17h51
Por: Da redação
Este barco também é seu

Um dos livros mais completos que já li em termos de ensinamentos para o exercício da liderança chama-se: “Este barco também é seu”, de D. Michael Abrashoff. 

A partir de vivências da tripulação no navio de guerra Benfold, o autor transmite instruções muito interessantes para lideranças corporativas que desejam que sua equipe alcance o sucesso.

Neste artigo selecionei 5 tópicos da obra, que podem ser úteis para o seu dia a dia. Confira!

1) Lidere pelo exemplo: este ponto é fundamental e se aplica em todas as situações. Não adianta falar “A” e fazer “B”, pois as atitudes se sobrepõem aos discursos. Uma dica infalível, segundo Abrashoff é: “nunca falhe no teste de mídia”. Na hora da tomada de decisão, sempre imagine como seria se você fosse conceder uma entrevista à imprensa abordando aquela decisão que tomou. Se você não for se envergonhar dela e, pelo contrário, sentirá orgulho, então você está no caminho certo.

2) Comunique os objetivos e o sentido: antes de desatracar, todo capitão tem em mãos o seu itinerário, no qual planeja a rota da viagem. A tripulação da sua empresa precisa ter conhecimento do trajeto e de onde a companhia quer chegar, assim como conhecer o propósito. Nas palavras do autor: “O grande segredo para comandar um navio ou administrar uma empresa é articular uma meta comum que inspire um grupo variado de pessoas para que se empenhem em conjunto”. 

3) Ouça com o máximo de atenção: neste ponto é que muitos líderes e gestores pecam. Demonstrar interesse genuíno pelos anseios pessoais de cada integrante da equipe pode fazer toda a diferença na contribuição deles para o grupo como um todo. Além disso, eles precisam ter voz para contribuir com o crescimento da empresa e para sentirem, de fato, pertencimento. O autor resume: “Inovação não conhece hierarquia”.

4) Crie um clima de confiança e união: os laços de confiança em relação aos subordinados, bem como entre todos da equipe, fortalecem o grupo, ampliando a sensação de segurança, união e bem-estar. “A confiança nas pessoas, aliada à responsabilidade delegada e ao incremento da qualidade de vida e satisfação no trabalho são os ingredientes que geram uma felicidade coletiva”. Lembrando que a felicidade é contagiante e contribui para os resultados.

5) Seja como a maré cheia que desencalha todos os barcos: faça com que melhorias e conquistas sejam levadas a todos quantos possível, eleve o nível das pessoas, dos produtos, dos serviços e dos locais onde você está. Seja o bola cheia! “Os líderes precisam entender que influenciam as pessoas profundamente, que o seu otimismo e pessimismo são igualmente contagiosos, que eles estabelecem diretamente o tom e o espírito de todos ao redor”.

Quando todos estão realmente juntos no mesmo barco, a navegação é muito mais exitosa e as conquistas compartilhadas. 

Espero que estas dicas sejam úteis e recomendo a leitura do texto original, com exemplos bem ilustrativos de como o autor aplicou os conceitos na prática.

Sucesso a todos!

*Carina Walker é jornalista e investidora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carina Walker
Sobre Carina Walker
A autora é jornalista e investidora.
Cascavel - PR
Atualizado às 14h08 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 28°

25° Sensação
6.8 km/h Vento
57% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias