Quinta, 06 de Maio de 2021
(45) 99102-6309
Cotidiano Mapa de leitos

Com uma vaga, 65 pessoas aguardam leito de UTI na macro Oeste

Ontem, bombas de infusão usadas no Zoológico de Cascavel foram emprestadas ao Hospital de Retaguarda

01/03/2021 09h15 Atualizada há 2 meses
Por: Tissiane Merlak
Somente na regional de Cascavel 56 pessoas aguardam por um leito
Somente na regional de Cascavel 56 pessoas aguardam por um leito

A semana começa, novamente, com o caos vivido ao longo dos últimos dias na saúde pública não só na região, mas em todo país. Apesar dos esforços de trabalhadores do setor, a superlotação em relação a leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria se mantém nesta segunda-feira (1).

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

De acordo com o mapa de ocupação da Central de Acesso à Regulação do Paraná (CARE Paraná), divulgado nesta manhã pelo Consamu (Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste), dos 229 leitos de UTI abertos para o tratamento do coronavírus, apenas um está disponível, no Hospital ISSAL São Lucas, em Pato Branco. Em todas as unidades das regionais de saúde de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco não há vagas. A taxa de ocupação é de 99,56%.

Em relação a enfermarias a situação também é caótica. Das 297 vagas 250 estão ocupadas, ocupação de 84,18%. Em Cascavel, por exemplo, dos 57 leitos, apenas três não estão com pacientes.

O problema não pára por aí. Além do altíssimo índice de ocupação, na região Oeste e Sudoeste do Paraná pelo menos 130 pessoas aguardam em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) a transferência para um leito Covid. São 65 pacientes para UTI e outros 65 para enfermaria. Esse é o maior número de pessoas aguardando transferência desde o início da pandemia.

Por regionais

Conforme o mapa, a regional de saúde de Cascavel é a que mais demanda de leitos: 28 de UTI e outros 28 de enfermaria; na sequência vem Toledo (12 de UTI e 18 de enfermaria), seguida por Pato Branco (10 de UTI e 03 de enfermaria), Foz do Iguaçu (08 de UTI e 10 de enfermaria) e Francisco Beltrão (07 de UTI e 06 de enfermaria).

Equipamentos do Zoo

Ontem (28), bombas de infusão de ventiladores do Zoológico de Cascavel, foram emprestadas para o Hospital de Retaguarda de Cascavel. Em nota, nesta segunda-feira (1) a Secretaria de Saúde informou que, diferentemente do que muitas pessoas comentaram ao longo do domingo, não existem ventiladores de uso veterinários. Os ventiladores utilizados pelas clínicas veterinárias são homologados e aprovados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  para seres humanos.

Eles possuem limitação de peso, o que talvez não tenha a mesma eficiência do que os utilizados em UTI. O que está em uso e foi emprestado do zoológico são as bombas de infusão desses equipamentos, que são compatíveis. Estamos muito próximo do limite, mas ainda há respiradores disponíveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 10h32 - Fonte: Climatempo
16°
Chuva fraca

Mín. Máx. 14°

16° Sensação
19 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol
Sábado (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias