Segunda, 19 de Abril de 2021
(45) 99102-6309
Opinião Empreendedorismo

Segmentação de mercado: nichos para empreender

Carina Walker*

29/03/2021 09h01
Por: Da redação
Segmentação de mercado: nichos para empreender

A partir da capacidade de criar, ou simplesmente de ter uma sacada de atender um nicho de mercado, é que surgem negócios especializados que eu costumo chamar de segmentação da segmentação.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Em geral, a segmentação responde à pergunta: quem é o seu cliente? 

A resposta deve apontar características, preferências, necessidades e interesses comuns de determinados grupos de pessoas, que serão o público-consumidor de seus produtos ou serviços.

Já quando se pretende afunilar o segmento é preciso ir além da pergunta inicial, indagar-se: de que ele (público) precisa e que talvez não esteja sendo completamente atendido?

É nessa reflexão que mora o “pulo do gato”. Com mais uma pitada de visão sobre tendências de consumo, ousadia e criatividade, surgem negócios extremamente especializados.

Falando em gatos... Podemos citar como exemplo as especialidades médico-veterinárias como ortopedia, odontologia, dermatologia, cardiologia, fisioterapia. Hoje os bichinhos de estimação podem fazer acupuntura, ofurô e até mesmo se tornar doadores de sangue e ajudar a salvar vidas. (Que fofos!)

Uma novidade recente aqui em Cascavel é a Academia para Bebês. Claro que eles não puxam ferro, gente! Mas vejam que ideia bacana: é um centro de psicomotricidade e atividades multissensoriais para crianças entre 2 meses e 5 anos. As aulas servem para aprimorar o potencial cognitivo, sensorial, afetivo, psicomotor e social dos alunos, usando atividades lúdicas.

Já no setor do agronegócio, por exemplo, existem empresas de marketing especializado no assunto e há também aulas de inglês exclusivamente agro, em que você aprende vocabulário e expressões sobre manejos agrícolas, pragas e doenças, etc. Tais como adubação a lanço, helicoverpa armígera, espaçamento entrelinhas e muitos outros termos específicos do mundo agro. Achei essa ideia incrível!

Você acessaria um blog ou site que aborda notícias, pesquisas e artigos somente sobre fertilizantes? Pois é, existe. É a segmentação da segmentação.

O mundo dos negócios e do empreendedorismo não deve ser subestimado, pois muitas vezes ele pode nos surpreender. 

A marca de adubos orgânicos para hortas e jardins chamada “Bosta em lata” hoje é vendida em grandes e-commerces do país, como no Magazine Luiza. Parecia um negócio improvável, mas que deu certo.

Quantos brechós de roupas você conhece? Uma empresa que começou simplesmente como um blog de brechó virtual se chama “Enjoei”. Hoje ela é uma empresa de capital aberto na Bolsa de Valores brasileira, atuando como comércio eletrônico colaborativo. Essa empresa arrecadou R$ 1,13 bilhão quando realizou a sua Oferta Pública Inicial de ações (IPO, em inglês). Surpreendente, não?

Portanto, a capacidade de observação, feeling, ter insights e, além disso, iniciativa, pode levar longe qualquer ideia que surja para atender um público que tem necessidades específicas. Viu a necessidade, atenda! Então não duvide, ouse!

Sucesso a todos!

*Carina Walker é jornalista e investidora

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carina Walker
Sobre Carina Walker
A autora é jornalista e investidora.
Cascavel - PR
Atualizado às 12h47 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 29°

26° Sensação
9.7 km/h Vento
39.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias