Na última quarta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) impôs mais uma derrota ao vice-prefeito Renato Silva (PL), que tentava reverter a sentença de primeiro grau desfavorável em uma representação eleitoral.
O vice-prefeito entrou com uma representação eleitoral contra o cascavelense Wanderley Faust por causa de um vídeo postado no TikTok (veja o vídeo no final do texto). No vídeo, Faust reproduz uma entrevista de Renato na qual ele alega que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria dito: "Eu quero você de Prefeito da cidade de Cascavel". A postagem inclui um meme com a risada de Bolsonaro, ironizando a afirmação de Silva.
Renato Silva argumentou que o vídeo de Faust tinha como objetivo desacreditar o apoio de Bolsonaro à sua candidatura para prefeito de Cascavel.
No entanto, a Justiça Eleitoral entendeu que o vídeo é um exemplo legítimo de manifestação de opinião. A sentença destacou que "estamos diante do regular exercício de um direito por parte do representado, consubstanciado na manifestação de sua contrariedade com a informação postada nas mídias eletrônicas pelo próprio representante".
A decisão de primeiro grau também observou que "o que se vê é a crítica de um eleitor/cidadão a uma informação que o próprio representante trouxe sem qualquer prova, no sentido de que seria o candidato escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para chefiar o executivo municipal de Cascavel".
Além disso, a Justiça Eleitoral enfatizou que "não pode estender sua atuação para casos em que há a simples manifestação do pensamento".
Wanderley Faust, em tom incisivo, declarou: "Vivemos tempos sombrios no Brasil, onde existe uma grande tentativa de censura, e as atitudes de Renato Silva são as mesmas que a esquerda vem fazendo, tentando calar a todo custo quem critica".
Faust ainda afirmou que "jamais viu Renato em qualquer movimento pró-Bolsonaro e que vai continuar expressando suas opiniões da maneira que entender pertinente".
@wanderleyfaust ♬ som original - Wanderley Faust