Um infarto matou na tarde desta terça-feira (30) o ex-deputado estadual e ex-vereador Toninho Baratter. Ele tinha 69 anos e faleceu dentro da viatura do Samu, enquanto recebia atendimento. Baratter estava fragilizado por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido há 30 dias. O velório acontecerá na Acesc, em horário a ser definido.
Gaúcho de Rondinha, Toninho se mudou para Cascavel em 1962, ainda criança, junto com seus pais, Valério e Adélia Pertusatti Baratter, e irmãos. Dedicou várias décadas à vida pública na cidade.
Sua carreira política começou ao integrar a comissão nacional de fundação do PSDB. Recentemente, estava filiado ao União Brasil e cogitava candidatar-se novamente a vereador, cargo que ocupou de 1989 a 1992.
O auge de sua carreira ocorreu em 1998, quando ficou na primeira suplência de deputado estadual e assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa em substituição a Sergio Spada, que se licenciou para ser secretário de Estado. Mesmo após o retorno de Spada, Baratter continuou na Alep, substituindo o deputado Luiz Fernandes Litro, licenciado para tratamento de saúde.
Como deputado estadual, Baratter destacou-se a ponto de se tornar líder da bancada do PSDB na Alep e membro titular das comissões permanentes de Constituição e Justiça, Revisão Constitucional e Redação Final.
Mín. 19° Máx. 34°