Entitulado “A arte de Paulo Braz”, um filme produzido em Toledo, está em fase final de ediçao. A produção foi selecionada e financiada pela Lei Paulo Gustavo e já tem data marcada para estreia: 23 de setembro.
O filme conta a história do artista visual e professor Paulo Braz de Oliveira, que tem conquistado prêmios e grandes participações em exposições, durante uma longa trajetória de entrega e vivência artística. Aos seus 61 anos de idade, o projeto busca retratar a sua obra e inseri-la no contexto paranaense, buscando ainda investigar a nossa identidade como povo, nosso jeito particular de ser e de viver a arte.
Paulo Braz merece ter sua história contada pela dedicação e originalidade de suas obras, que trabalham com uma perspectiva única, construindo, a partir de pontos de fuga métricos, paisagens cubistas que mesclam flores a tábuas, gaivotas a cores vivas, que se remetem à sua vida campal cheia de delicadeza e simplicidade e ao seu trabalho com a carpintaria, aos seus desejos de liberdade e a suas preocupações com os acontecimentos que o rodeiam.
O filme é dirigido por André Boniatti, com o apoio técnico de Alice Dias e Zed Lima, que também faz a locução do média-metragem, tendo como personagens Paulo Braz de Oliveira e sua esposa, Cleide Oliveira. A música é produzida e composta pela equipe e tem arranjos e gravações inéditas de Kristofer Venzke, além de a trilha possuir uma canção de JC O Caipirão, dirigente da rádio Viola de Ouro, de Ribeirão Preto/SP, intitulada “Menino de Barro”.
O trabalho também conta com o apoio do comércio corbeliense, o qual tornou possível uma maior qualidade para a produção, destacando-se as empresas Combate Móveis e Eletro, Microtec Telecom, Boniatti Supermercado do Distrito da Penha, HUF Materiais de Construção, Posto Schultz, MB Estúdio, Restaurante Nossa Senhora Aparecida 2, Dalagua Móveis e Ferragens e Auto Posto Sartori do Anahy. Além do mais, o auxílio do prefeito de Anahy, Carlos Antonio Reis, amigo de Paulo Braz, foi de fundamental importância para a produção.
O trailer do filme está disponível no link do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=jsqvzY_l0cY&t=2s e nas redes sociais do seu diretor, em @andreboniatti no Instagram e no Facebook de Anboni Bonã. Também é possível se ler uma análise da obra de Paulo Braz escrita por Boniatti em seu blog pessoal, no link https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-cultura/7812904.
A estreia, em 23 de setembro, será seguida de uma série de apresentações ao público, ainda a ser divulgada, e virá posteriormente seguida de sua estreia nas plataformas online na semana posterior. Um filme imperdível, que resgata nossa história e nossa arte.
Mín. 19° Máx. 34°