Segunda, 19 de Abril de 2021
(45) 99102-6309
Internacional Internacional

Presidente turco deixa líder da UE sem cadeira em reunião em Ancara

Na hierarquia de Bruxelas, o cargo mais importante é o de presidente da Comissão Europeia, ocupado por Von der Leyen

07/04/2021 19h46
Por: Da redação Fonte: R7 - Da Ansa
Ursula von der Leyen foi conduzida à sofá após ficar sem cadeira em reunião - (Foto: Presidential Press Office/Handout via REUTERS - 6.4.2021)
Ursula von der Leyen foi conduzida à sofá após ficar sem cadeira em reunião - (Foto: Presidential Press Office/Handout via REUTERS - 6.4.2021)

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deixou a mandatária da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sem cadeira para sentar durante um encontro bilateral em Ancara com representantes do bloco.

Erdogan recebeu Von der Leyen e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em seu palácio na última terça-feira (6), mas o cerimonial separou uma cadeira apenas para o segundo, embora a primeira seja mais importante na hierarquia em Bruxelas.

O líder turco e Michel se sentaram à frente de suas bandeiras, enquanto Von der Leyen ficou sem saber para onde ir, até ser acomodada em um sofá. O Conselho Europeu é o principal órgão político da União Europeia, mas seu presidente exerce mais um papel de mediador entre os interesses dos 27 Estados-membros.

Na hierarquia de Bruxelas, o cargo mais importante é o de presidente da Comissão Europeia, ocupado por Von der Leyen desde dezembro de 2019. A alemã chefia o equivalente ao poder Executivo da UE e comanda uma equipe de comissários (ministros) indicados por cada integrante do bloco.

O eurodeputado francês Raphael Glucksmann, do bloco de centro-esquerda Socialistas e Democratas (S&D), disse nesta quarta (7) que a postura de Erdogan com Von der Leyen é uma "violência simbólica" e ainda criticou Michel.

"Como Charles Michel pôde aceitar esse tratamento infligido a Von der Leyen? A violência simbólica da sequência imposta por Erdogan é uma loucura. Aceitando o lugar, o presidente do Conselho Europeu sentou-se também sobre a igualdade de gênero", acrescentou Glucksmann.

O eurodeputado ainda postou no Twitter uma foto de um encontro entre Erdogan e os ex-presidentes Jean-Claude Juncker (Comissão Europeia) e Donald Tusk (Conselho Europeu), quando o líder turco se sentou entre os dois representantes da UE.

Já o Partido Popular Europeu (PPE), ao qual pertence Von der Leyen, afirmou que foi uma "vergonha" a chefe do Executivo do bloco não ter um lugar adequado na reunião em Ancara. "As mulheres merecem o mesmo reconhecimento de seus colegas homens", reforçou a legenda.

Durante o encontro com Erdogan, Von der Leyen demonstrou preocupação com a saída da Turquia da Convenção de Istambul sobre a violência contra as mulheres e afirmou que o "respeito aos direitos humanos é crucial para a Europa".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR
Atualizado às 14h08 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 14° Máx. 28°

25° Sensação
6.8 km/h Vento
57% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias