O modelo de parques industriais da Argentina pode contribuir para futuros empreendimentos similares em Cascavel. Essa é uma das possibilidades apresentadas pelo vice-presidente para Assuntos de Comércio Exterior da Acic, Eder Quareli, durante apresentação de síntese de sua recente viagem, para participar de evento no país vizinho, na manhã desta quarta-feira em reunião com diretores da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.
Eder participou representando a Acic e o município da Expo Parques Industriales Córdoba 2024, realizada na segunda quinzena de setembro. A preocupação do governo e de industriais argentinos, de se antecipar a mudanças mundiais em curso, chamou a atenção do diretor da associação comercial. “Eles estão preparando os seus parques industriais e as empresas para atender às mais diversas exigências de consumidores e de compradores globais. Com isso, o parque fabril argentino sai na frente dos concorrentes”, pontuou Eder.
Uma das principais características dos parques industriais do país vizinho é que eles se assemelham a condomínios. Eles são privados e toda infraestrutura é antecipadamente implantada para que indústrias, dos mais diferentes segmentos, possam se instalar com todos os recursos e suportes necessários para produzir, gerar empregos e desenvolvimento. O presidente da Acic, Siro Canabarro, que também conhece o modelo, sugeriu ao diretor Assis Marcos Gurgacz que paute o assunto em uma das próximas reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Eder Quareli destacou ainda alguns dos assuntos tratados no evento e personalidades que fizeram palestras aos participantes. Entre os temas apresentados estiveram sustentabilidade, ESG, ajustes econômicos em andamento no país e políticas de pequenos parques industriais. Córdoba tem 1,3 milhão de habitantes e é considerada, ao lado da capital Buenos Aires, a cidade mais importante da Argentina.
Crédito: Assessoria