A reportagem divulgada em rede nacional pela CNN Brasil sobre irregularidades na operação da companhia Voepass no aeroporto de Cascavel expôs uma contradição entre os argumentos do prefeito Leonaldo Paranhos e a Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil. Questionado sobre as irregularidades apuradas, o prefeito disse que a prefeitura não autoriza a operação e que tudo faz parte de uma ação eleitoral devido a campanha. A Anac desmentiu.
Procurada pela mesma reportagem da CNN, a Anac informou que não interfere nas relações comerciais entre empresas aéreas e operadores aeroportuários, como contratos para operação em aeroportos municipais. Segundo a Anac, “a atuação da agência se concentra em garantir que as operações aéreas sejam realizadas com segurança e que os aeroportos possuam a infraestrutura adequada para receber as aeronaves. No que se refere à operação de voos, cabe destacar que é necessária a anuência prévia do aeroporto para o voo ser registrado na Anac. No entanto, a agência não participa das negociações entre as partes envolvidas”, disse em nota.
O prefeito Leonaldo Paranhos pretende ser ouvido pela comissão externa da Câmara dos Deputados, que investiga a queda do avião da Voepass. A audiência está prevista para novembro.
Mín. 15° Máx. 30°