A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de 184 cigarros eletrônicos e 62 anabolizantes na manhã desta terça-feira (8), em Santa Terezinha de Itaipu. A mercadoria era contrabandeada do Paraguai. Três homens foram presos em flagrante.
Às 10h de hoje, no quilômetro 702 da BR-277, uma equipe da PRF deu ordem de parada ao motorista de um Volkswagen Jetta. No carro, além do motorista, havia dois passageiros.
Quando os homens foram questionados sobre o motivo da viagem que faziam, apresentaram respostas desencontradas e se mostraram muito nervosos. Os policiais realizaram uma busca minuciosa no interior do carro e encontraram três mochilas com mercadorias ilegais.
Uma das mochilas estava cheia com 95 cigarros eletrônicos, outra, com 79 da mesma mercadoria, enquanto a terceira mochila carregava 10 cigarros eletrônicos e 62 unidades de anabolizantes. As mochilas pertenciam aos três ocupantes do veículo.
Os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) têm sua comercialização, importação e distribuição proibidas no Brasil. Os líquidos usados nos DEF apresentam diversos riscos para a saúde, além de grandes doses de aditivos químicos e nicotina. Um estudo da Universidade de Stanford (EUA) mostrou que um “pod” de cigarro eletrônico equivale a um maço inteiro de cigarro convencional.
Os três homens foram presos em flagrante pelos crimes de contrabando, falsificação e adulteração de produto destinado a fins terapêuticos. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR).
Mín. 17° Máx. 29°