Segunda, 19 de Abril de 2021
(45) 99102-6309
Cotidiano Economia

Agências de viagens solicitam ajuda à administração pública

As empresárias relataram que algumas agências locais já fecharam e que outras têm quadro financeiro precário.

08/04/2021 16h49
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Encontro na manhã desta quinta-feira, na prefeitura Crédito: Assessoria
Encontro na manhã desta quinta-feira, na prefeitura Crédito: Assessoria

Empresárias do Núcleo de Viagens da Acic estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira, na prefeitura, com o chefe de Gabinete Thiago Stefanello e com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli. Acompanhadas do presidente da associação comercial, Michel Lopes, as empresárias fizeram um relato das dificuldades do setor e pediram à administração a definição de algum tipo de ajuda.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

"A exemplo do que ocorre com outras áreas produtivas, a realidade das agências de viagens também está difícil", diz a coordenadora Suely Frare. O turismo é um dos segmentos econômicos brasileiros e mundiais mais afetados pelas restrições e medidas de restrições e lockdowns baixados na tentativa de conter as contaminações pelo coronavírus. O PIB do setor foi um dos que mais encolheram no ano passado e ainda não há como mensurar até quando esse cenário vai se estender.

As empresárias relataram que algumas agências locais já fecharam e que outras têm quadro financeiro precário. "Praticamente todas precisaram demitir um ou outro agente de viagens e muitas, das que ainda seguem operando, estão com dificuldades para pagar aluguel, salários dos funcionários e também impostos e taxas", segundo Suely. A prefeitura, dentro de um pacote de medidas baixado recentemente, isentou o pagamento do alvará às empresas. Mesmo que a medida seja considerada positiva, ainda é insuficiente diante da gravidade da situação.

Contrapartida

Thiago e Hivonete ouviram o relato e disseram entender o momento especial que o segmento enfrenta. Os dois ficaram de conversar com o prefeito Leonaldo Paranhos para, em conjunto, pensar formas de ajudar. Em razão da logística que a vacinação exige, o processo de imunização ainda é lento e insuficiente. Pelas estimativas das empresárias do Núcleo de Agências de Viagens, a situação deverá apresentar sinais de melhora, com retorno de busca por destinos turísticos, em quatro, cinco meses.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 13h07 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 28°

26° Sensação
9.7 km/h Vento
39.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias