Considerado um dos melhores aeroportos regionais do Brasil, o Aeroporto Regional Coronel Alberto Mendes da Silva, em Cascavel, pode ser leiloado já a partir do ano que vem.
Sim, após anos de espera pela finalização da obra e mais de R$ 50 milhões investidos, existe a possibilidade de que o Aeroporto Regional deixe de ser administrado pela Prefeitura de Cascavel e passe a ser ‘cuidado’ pela iniciativa privada.
A medida foi autorizada na semana passada pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que aprovou a proposta do Governo Federal para a concessão de aeroportos regionais. A ideia é que os operadores atuais dos aeroportos tenham mais prazo nos contratos, com possibilidade de desconto na outorga atual.
Ao todo o Governo deve leiloar ao menos 50 terminais, incluindo Cascavel, Pato Branco, Guarapuava e Ponta Grossa. É o mesmo que ocorreu com os aeroportos de Curitiba e Foz do Iguaçu há alguns anos.
Novo e com recordes nos números de embarques e desembarques – sendo que somente neste ano mais de 330 mil pessoas passaram por aqui, o ‘queridinho’ da atual administração é também cobiçado por outro órgão nacional.
No dia 5 de setembro, o diretor comercial da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Tiago Faiersten, esteve em Cascavel para uma reunião com o prefeito Leonaldo Paranhos. Na oportunidade foram apresentadas três estratégias para a gestão do terminal da cidade: a concessão privada, a continuidade da gestão municipal ou ainda a cessão para a Infraero.
Conforme Tiago, a Infraero aguarda a decisão por parte do Município, uma vez que já foi manifestado formalmente o interesse do órgão assumir o Aeroporto. Para ‘atrair’ o Município, a Infraero citou o investimento de R$ 80 milhões para a ampliação da pista, construção de novo terminal de passageiros, adequação de espaços para receber áreas comerciais - como um shopping, por exemplo -, melhoria no estacionamento, ampliação do pátio de aeronaves, instalação de sistemas como ILS (Instrument Landing System/Sistema de Pouso por Instrumento).
A princípio, a decisão final, fica a cargo do chefe do executivo.
Nesta semana, a Latam anunciou mais três voos semanais saindo de Cascavel com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os voos acontecem nas terças, quintas e sábados, saindo de Guarulhos às 10h15, chegando em Cascavel às 11h50 e retornado às 12h30 com previsão de chegada em Guarulhos às 14h15. A companhia já opera diariamente com um voo no período da tarde.