O CastraPet, programa estadual de castração gratuita de cães e gatos, oferece 323 vagas em Cascavel, mas enfrenta baixa adesão. Restam cerca de 150 vagas disponíveis. Para estimular a participação, uma nova ação de agendamento será realizada nesta terça-feira (26), das 9h às 15h, no Cras Riviera (Rua Panamá, 4107, bairro Floresta).
Os tutores interessados devem apresentar documentos pessoais e a folha resumo do Cadastro Único no momento do agendamento. Não é necessário levar o animal. As cirurgias estão marcadas para os dias 2 e 3 de dezembro, no CCI Morumbi, onde será montada a estrutura necessária para o atendimento.
O programa é voltado à população de baixa renda (renda de até 1/4 do salário mínimo), organizações da sociedade civil e protetores independentes. Em Cascavel, as castrações serão divididas igualmente entre cães e gatos.
Além da promoção da saúde pública, o CastraPet busca conscientizar sobre a tutela responsável e a importância ambiental desse tipo de iniciativa, contribuindo para o bem-estar animal e a educação comunitária.