Faleceu na madrugada deste sábado (4) o médico André Avelino Campagnolo, 36 anos, membro de uma das famílias mais tradicionais do Oeste do Paraná, especialmente de Toledo. Ele esteve internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Dr. Campagnolo, em Toledo, desde a última quinta-feira (2), após sofrer uma crise convulsiva seguida de broncoaspiração e parada cardíaca.
André foi encontrado inconsciente em seu apartamento pelo seu pai, o também médico Sérgio Campagnolo, após não responder às ligações. Ele recebeu os primeiros socorros do próprio pai e foi encaminhado ao hospital da família, mas seu estado de saúde evoluiu para um quadro irreversível.
André era filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, esta última ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele também foi neto do médico e ex-prefeito de Toledo, Avelino Campagnolo, que construiu o hospital que leva seu nome e faleceu em 2019. As irmãs de André, Paula e Maria Teresa, e o tio Orley Álvaro Campagnolo, presidente da Uniprime Pioneira, também segue a carreira médica, reforçando o legado da família na área da saúde.
O velório de André será realizado na Umuprev, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Cristo Rei.
A Prefeitura de Toledo emitiu uma nota oficial lamentando a perda e destacando o impacto de André e de sua família na história da cidade. Em nota, o prefeito Mario Costenaro e o vice Lucio De Marchi enfatizaram a dedicação de André à medicina e o legado comunitário da família Campagnolo.