Marquinhos Xavier, técnico da seleção brasileira masculina de futsal, foi eleito o melhor treinador do mundo de 2024 pelo Futsal Planet Awards. O anúncio ocorreu na segunda-feira, 6 de janeiro de 2025.
Sob o comando de Marquinhos, o Brasil conquistou o hexacampeonato mundial em 2024, encerrando um jejum de 12 anos. A vitória na final contra a Argentina por 2 a 1, em Tashkent, Uzbequistão, marcou o retorno da hegemonia brasileira no futsal.
Marquinhos Xavier assumiu a seleção em 2017 e implementou um estilo de jogo moderno e eficiente. Durante a campanha vitoriosa, o Brasil demonstrou domínio técnico e tático, com atuações destacadas de jogadores como Ferrão, Rafa Santos e o goleiro Willian. Ao receber o prêmio, Marquinhos declarou que a conquista inspira pessoas a persistirem em seus sonhos, mesmo diante de incertezas.
Natural de Lages, em Santa Catarina, e residente de Joinville, Marquinhos completa neste ano 20 anos como técnico de futsal.
O técnico teve uma expressiva passagem pelo Oeste do Paraná, quando treinou a equipe da Copagril, de Marechal Cândido Rondon, conquistando títulos paranaenses e levando o time inclusive a uma final da Liga Nacional. Na época revelou atletas que ainda hoje integram o quadro da Seleção Brasileira, como Diego e Gadeia.
Além da Copagril, Marquinhos passoui por diferentes equipes do Brasil até chegar à seleção brasileira no ano de 2017. Nesta trajetória, estão passagens por Palmas, Marcianise, Toledo, John Deere/Horizontina e Carlos Barbosa.
Em maio do ano passado, Marquinhos Xavier concedeu entrevista exclusiva ao repórter Celso Romankiv, no podcast De Olho no Esporte, da grade de podcasts do Preto no Branco.
Na ocasião ele estava se preparando para viajar ao Uzbequistão para o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA, que o Brasil viria a conquistar em outubro na final contra a Argentina.
Reveja a entrevista: