Novas imagens mostram o instante em que o avião que caiu em Ubatuba (SP), na última quinta-feira, se aproximou do solo para o pouso. O momento foi registrado pelo economista mineiro Rogério Prado Chaves, de 46 anos, que estava na cidade como turista.
O avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, mas caiu na Praia do Cruzeiro, após tentar pousar no Aeroporto de Ubatuba. O piloto ficou preso nas ferragens e morreu. Um casal e seus dois filhos pequenos foram resgatados e socorridos na Santa Casa de Ubatuba.
Segundo a operadora do aeroporto, a Rede VOA, as condições meteorológicas para o dia eram “degradadas, com chuva e pista molhada”.
Novas imagens mostram avião de frente em Ubatuba durante tentativa de pouso. pic.twitter.com/PgmEE7CLGh
— Preto no Branco (@pretonobrancop1) January 14, 2025
A pista do aeroporto de Ubatuba tem 940 metros o com cobertura em asfalto. A extensão, em tese, seria compatível com a necessidade do jatinho, que precisa de 789 metros, conforme dados da fabricante. Mas um relatório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira aponta que os 380 metros iniciais no sentido da praia, onde o avião tentou pousar, são indisponíveis para a manobra. Assim, restavam 560 metros para a aterrissagem. A pista molhada e o peso do avião também podem influenciar na frenagem, segundo especialistas.