Quinta, 06 de Maio de 2021
(45) 99102-6309
Educação Ensino

Unioeste tem oito projetos aprovados para o PRIME

O programa tem como objetivo apoiar pesquisas acadêmicas com potencial de mercado, dando suporte seja por meio da abertura de empresa, do licenciamento ou da transferência tecnológica.

14/04/2021 16h46 Atualizada há 3 semanas
Por: Da redação Fonte: Assessoria
Unioeste tem oito projetos aprovados para o PRIME

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) tem oito projetos aprovados para o programa de Propriedade Intelectual com foco no Mercado (PRIME). O projeto é uma parceria do Sebrae, Governo do Paraná e Fundação Araucária e é destinado a pesquisadores, estudantes, professores e servidores com vínculo com universidades estaduais do Paraná.  

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Os pesquisadores da Unioeste aprovados receberão mentoria e acompanhamento dos seus projetos sendo eles: Affonso Celso Gonçalves Junior, Ana Paula Sone, Andy Avimael Saavedra Mendoza, Benhurt Gongora, Camilo Freddy Mendoza Morejon, Letícia Picoli, Luciana Oliveira de Fariña e Suzana Bender.  

O programa tem como objetivo apoiar pesquisas acadêmicas com potencial de mercado, dando suporte seja por meio da abertura de empresa, do licenciamento ou da transferência tecnológica. 

O diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unioeste, professor Reginaldo Santos, salienta que o programa é uma grande oportunidade para os pesquisadores e de grande relevância para a Universidade. "Somos muitos gratos por eles acreditarem no potencial deles mesmos, investindo o tempo nesse treinamento com o objetivo de transformar o produto deles em um negócio ou transferir para que possa voltar em forma de royalties para a universidade", agradece. 

Entre os projetos aprovados, está o pedido de patente intitulado "Produção e uso de adsorventes a base de tabaco proveniente de cigarro na forma in natura, modificados quimicamente e carvões ativados para remoção de metais e agrotóxicos de compartimentos hídricos" sob responsabilidade do professor-doutor Affonso Celso Gonçalves Júnior.,do Centro de Ciências Agrárias e Assessor Técnico junto a Assessoria de Relações Internacionais da Unioeste.  

Para o professor, a aprovação foi recebida com grande alegria e ressalta que este trabalho demonstra o importante trabalho em equipe realizado pelo Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA) e complementa que o projeto apresenta grande impacto na área ambiental, social e econômica. "Este projeto, dentre tantos outros desenvolvidos pelo GESOMA-CNPq mostra o aproveitamento de cigarros apreendidos na fronteira Brasil-Paraguai e sua utilização mediante modificações físicas e/ou químicas visando a transformação do material em um elemento filtrante visando remediação de águas contaminadas com metais e agrotóxicos. Cabe ainda um agradecimento também à Justiça Federal do Paraná pela parceria neste projeto", explica Affonso. 

A aula inaugural acontece na próxima segunda-feira, dia 19, de forma on-line e deve receber os selecionados. Logo após os participantes terão o 1º Workshop do Prime que será aberto ao público, pelo link: https://zoom.us/j/94338377298?pwd=YzdDNTFqbUVNYzNxYXJVdnBvRUpSQT09

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cascavel - PR

Cascavel - Paraná

Sobre o município
Cascavel está localizada na região Oeste do Paraná, do qual é o quinto município mais populoso, com 328.454 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2019. Consideravelmente novo e com topografia privilegiada, teve seu desenvolvimento planejado, o que lhe deu ruas largas e bairros bem distribuídos.Em menos de seis décadas, Cascavel passou de um ponto de parada e descanso de viajantes e tropeiros para o maior município do Oeste do Paraná e um dos maiores polos econômicos da região Sul do Brasil.
Cascavel - PR
Atualizado às 10h11 - Fonte: Climatempo
16°
Nevoeiro

Mín. Máx. 14°

16° Sensação
9 km/h Vento
100% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (07/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol
Sábado (08/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias