Considerado o segundo Natal do ano, o Dia das Mães promete movimentar o comércio cascavelense neste fim de semana. A expectativa é de que as vendas para a data sejam mais intensas nesta sexta-feira (09) e também amanhã (10), quando as lojas ficam abertas até às 17 horas.
De acordo com uma pesquisa feita pela Fecomércio em parceria com o Sebrae, a intenção de compras dos filhos na região Oeste é de 58,9%. Por outro lado, 93% das mamães esperam receber um ‘mimo’.
Dentre os principais itens de compra estão roupas, bolsas e calçados, com quase 44% das escolhas para agradar a mamãe. E é neste nicho que se encaixa a empresária Aglabel Vieira Krefta.
Proprietária de uma loja de produtos de couro legítimo, ela aposta nas compras de última hora. “No comparativo com o ano passado, houve uma queda nas vendas. O que estamos percebendo é que as mamães estão elas mesmas comprando seus presentes”.
Segundo ela, como todos os anos, o presente deve ser escolhido neste fim de semana. “No nosso nicho, temos uma série de produtos que agradam mães e filhos, principalmente no quesito durabilidade e valor. E é justamente isso que acaba atraindo ainda mais nossos clientes”.
A pesquisa feita pela Fecomércio/Sebrae aponta ainda que o ticket médio, ou seja, o valor que deve ser gasto no presente na região Oeste é de R$ 165,12, o maior do estado, e superior ao tíquete paranaense, estimado em R$ 154,40. Os homens devem gastar mais, com média de R$ 172,60 ante R$ 153,66 entre as mulheres.
A forma de pagamento preferida será à vista, com 43,8% dos entrevistados sinalizando que vão optar por Pix, dinheiro e cartão de débito, além de 30% que vão pagar o presente no cartão de crédito para o vencimento. As compras no cartão de crédito parcelado devem corresponder a 25%.
Questionados em relação aos tipos de presentes, além de roupas, calçados e bolsas, perfumes e cosméticos estão em segundo lugar, com 23,6% das intenções de compras e as flores correspondem a 6,8% das escolhas.
Outro ponto que pode impactar diretamente na escolha do presente é a alta nos preços, por conta da aceleração da inflação nos últimos meses. Produtos como chocolates (+23,19%), joias e bijuterias (+16,37%), sapatos (+12,03%), perfumes (+11,80%) e artigos de maquiagem (+10,27%) lideram o aumento de preços.
Contudo, levar a mãe para almoçar fora é o que mais vai pesar no bolso. O subitem Alimentação Fora do Domicílio representa cerca de 40% do peso da inflação da cesta do Dia das Mães e acumulou variação de 8,75% nos últimos 12 meses em Curitiba.
No entanto, alguns itens apresentam variação mais favorável para o consumidor. Produtos como artigos de cama, mesa e banho (-3,67%), ingressos para cinema, teatro e concertos (-2,56%), refrigeradores (-1,76%), máquinas de lavar roupa (-1,5%) e televisores (+0,09%) sofreram menos pressão inflacionária.