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Nova duplicação de 4,5 quilômetros da Rodovia da Uva será feita em concreto

A obra será executada em um trecho de 4,5 quilômetros, desde o entroncamento da Rua Theodoro Makiolka, no bairro Santa Cândida, na Capital, até a

Nova duplicação de 4,5 quilômetros da Rodovia da Uva será feita em concreto

A obra será executada em um trecho de 4,5 quilômetros, desde o entroncamento da Rua Theodoro Makiolka, no bairro Santa Cândida, na Capital, até a interseção com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba, unindo-se à parte já duplicada. A obra busca desafogar o trânsito na via, que não comporta mais o tráfego de veículos atual.
Nova duplicação de 4,5 quilômetros da Rodovia da Uva será feita em concreto

O Governo do Estado fará uma nova etapa de duplicação da Rodovia da Uva, uma das principais vias de ligação da Região Metropolitana Curitiba (RMC). O Departamento de Estrada de Rodagens do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu nesta quinta-feira (31) a audiência pública para o projeto de aumento de capacidade da PR-417, que liga Curitiba à sede do município de Colombo.

A obra será executada em um trecho de 4,5 quilômetros, desde o entroncamento da Rua Theodoro Makiolka, no bairro Santa Cândida, na Capital, até a interseção com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba, unindo-se à parte já duplicada. A obra busca desafogar o trânsito na via, que não comporta mais o tráfego de veículos atual.

“O projeto foi concebido porque o fluxo de veículos na Rodovia da Uva é muito alto, com uma combinação de veículos de passeio, das pessoas que moram na região de Curitiba e Colombo, com o tráfego pesado de longa distância e o transporte coletivo”, explicou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “Há anos era necessária essa ampliação de capacidade, que agora estamos tirando do papel, para separar o tráfego pesado de caminhões, já que rodovia está dentro do perímetro urbano”.

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As novas pistas vão receber a técnica whitettoping, que é utilizada em outras estradas estaduais e trata da aplicação de uma camada rígida de concreto no pavimento existente, que tem maior durabilidade que o asfalto comum. Também serão construídas vias marginais para separar o trânsito urbano do tráfego pesado, além de uma nova ponte sobre o Rio Atuba.

Serão construídos, ainda, um viaduto, na junção com o Contorno Norte, outras três interseções onde há maior fluxo de veículos e duas passarelas para pedestres. O projeto também considera readequação da iluminação e as condições de acessibilidade, com calçadas, ciclovias, guias rebaixadas e pontos de ônibus, para garantir a fluidez do tráfego e a segurança de motoristas, pedestres, ciclistas e usuários do transporte público metropolitano.

PRÓXIMOS PASSOS – A audiência pública é o passo anterior à publicação do edital de licitação, que será na modalidade Contratação Integrada, em que a empresa vencedora será responsável pela elaboração do Projeto Executivo e a execução da obra. As manifestações e sugestões feitas na audiência serão analisadas e respondidas pelo DER/PR e, caso não haja necessidade de alterações no anteprojeto, o edital será lançado em um prazo de oito dias úteis.

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