O impacto do frio na Dor

O frio é um dos estímulos mais conhecidos para o agravamento do espasmo vascular conhecido como fenômeno de Raynaud.

O impacto do frio na Dor

O frio é um dos estímulos mais conhecidos para o agravamento do espasmo vascular conhecido como fenômeno de Raynaud.
Atividades físicas orientadas e de baixo impacto, como caminhadas, não apenas promovem aquecimento, como também ajudam a manter a lubrificação adequada das articulações, reforçando os músculos que as sustentam
Atividades físicas orientadas e de baixo impacto, como caminhadas, não apenas promovem aquecimento, como também ajudam a manter a lubrificação adequada das articulações, reforçando os músculos que as sustentam

Nesse período de início de frio e alterações climáticas as consultas têm se dado por conta da piora de dores articulares, ou nas juntas, devido ao frio que está chegando. Sabendo disso é comum a associação entre frio e doenças reumáticas, caracterizadas por dores nas articulações, principalmente para quem vive no Sul e no Sudeste do Brasil. “Mas a verdade é que, apesar de o frio poder aumentar alguns sintomas, essas doenças não surgem devido às baixas temperaturas”, mas se apresentam com episódios mais recorrentes.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Com a queda da temperatura, as pessoas tendem a se encolher. Há constrição da musculatura e consequentemente da circulação sanguínea – os vasos ficam mais estreitos –, além de contraturas dos tecidos, tendões e músculos, visando a armazenar o máximo de calor no organismo.

As articulações, evidentemente, podem sofrer com tudo isso. “Quando existe uma lesão prévia, o paciente tem a percepção de piora da dor e pode apresentar dificuldade para se movimentar, além de rigidez nas juntas”.

Os sintomas são mais intensos nas articulações periféricas, como os pés e as mãos, nas quais a temperatura corporal é menor, sobretudo se a pessoa também tiver alguma insuficiência circulatória afetando artérias e/ou veias. O frio é um dos estímulos mais conhecidos para o agravamento do espasmo vascular conhecido como fenômeno de Raynaud.

O paciente com essa manifestação geralmente sofrem mais sob baixas temperaturas, em locais onde o inverno é mais rigoroso, e também nas variações de pressão atmosférica, umidade e precipitações. “A irrigação sanguínea diminuída, acompanhada ou não desse fenômeno, pode provocar contratura e dor, havendo, em alguns casos, o aparecimento de lesões de pele potencialmente dolorosas nas extremidades, com edema e rachaduras, em especial nas articulações dos pés e das mãos”.

Calor para aliviar a dor

Para reduzir a sensação de maior intensidade da dor diante das baixas temperaturas, recomenda-se manter-se bem protegido contra o frio, com agasalhos apropriados, e recorrer a banhos de água morna e ao uso de bolsas térmicas nas áreas doloridas, além do antigo e famoso “escalda pés”. O calor descontrai músculos, tendões e ligamentos, aliviando a pressão sobre as articulações e favorecendo a circulação sanguínea.

Só isso, porém, não basta. Atividades físicas orientadas e de baixo impacto, como caminhadas, não apenas promovem aquecimento, como também ajudam a manter a lubrificação adequada das articulações, reforçando os músculos que as sustentam. Exercícios de alongamento igualmente são importantes, pois mantêm o tônus, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos. Quando, porém, as dores persistirem por vários dias ou semanas, podem ser sinal de algum outro problema. Em tais casos, é imprescindível buscar a avaliação de um Fisioterapeuta Osteopata ou Reumatologista.

Pois nitidamente as articulações que mais sofrem são os joelhos, quadril, coluna lombar, coluna cervical, mãos, ombros e músculos do pescoço.

Fonte: Fonte não encontrada

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.