O que fazer antes de abrir a boca para se comunicar melhor

Utilize recursos da linguagem corporal para favorecer a sua conexão com as pessoas

O que fazer antes de abrir a boca para se comunicar melhor

Utilize recursos da linguagem corporal para favorecer a sua conexão com as pessoas
Sua postura, atitude e energia positiva favorecem a sua conexão com as pessoas. Foto: Canva
Sua postura, atitude e energia positiva favorecem a sua conexão com as pessoas. Foto: Canva

Já parou para pensar que alguns sinais não verbais que as pessoas transmitem antes de abrir a boca permitem com que os outros façam julgamentos instantâneos a respeito delas?

A característica número 1 que as pessoas inconscientemente admiram nas outras é a aparência saudável e vigorosa, bem como a energia que ela acrescenta ao ambiente.

Energia positiva é projetada na forma como você ocupa o ambiente, sua atitude, postura, expressão facial, contato visual e a forma como dá atenção ao que os outros têm a dizer.

Esse conjunto de fatores é capaz de dialogar com o instinto das pessoas, pois elas geralmente procuram quem vai encorajar o crescimento delas.

Conecte-se

Sabendo desse fenômeno, você pode estabelecer conscientemente um estado de espírito receptivo e expectativas positivas. Basta utilizar recursos da comunicação não verbal, visando mostrar que está aberto(a) para se conectar com as pessoas.

Para fazer isso, adapte sua linguagem corporal: adote expressões faciais positivas e confiantes, braços e pernas descruzados, contato visual firme, sorriso, postura adequada, inclinação para a frente, ombros flexíveis e uma aura relaxada. 

Mostre que você está disponível: vá até a pessoa, certifique-se de que suas mãos estão visíveis para comunicar que você não tem nada a esconder.

Tenha certeza de que não há nada entre você e a pessoa: nem braços cruzados, nem objetos, com por exemplo uma mesa – que exerceria o papel de uma barreira física. 

Uma atitude encorajada e confiante também costuma ser poderosa porque transmite para os demais que você tem potencial de contribuir para a “tribo” prosperar.

E as chaves para comunicar a sua atitude são a linguagem corporal e a coerência.

A linguagem corporal é a que tem maior peso na forma como as pessoas vão reagir e fazer suposições quando estão se conectando com você.

Já a coerência diz respeito à sintonia entre o que você manifesta por meio da corpo e das palavras. Na prática, significa mostrar-se efetivamente feliz quando diz que está.

Sincronização

As pessoas também costumam gostar de quem se parece com elas porque se sentem mais confortáveis e confiantes. Logo, outra estratégia válida é sincronizar a posição corporal.

A técnica da sincronização consiste em espelhar os gestos do outro de forma sutil, o que também pode ser feito com o humor, energia e ritmo da outra pessoa, de modo a se parecer mais com ela.

A resposta positiva à sincronização é uma função da nossa predisposição a sermos recíprocos de modo comportamental.

Agora que você já conhece as técnicas de Nicholas Boothman para se comunicar melhor e gerar conexão, coloque-as em prática para alcançar mais resultados.

Sucesso a todos!

 

Siga-me no Instagram para receber mais estratégias de comunicação: @comunicarina

Fonte: Fonte não encontrada

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.