.

Onça-parda fêmea é resgatada em árvore e devolvida à natureza no Oeste do Paraná

Operação de resgate mobilizou uma equipe de 18 pessoas. Além do IAT, participaram da força-tarefa profissionais do Corpo de Bombeiros do Paraná, do Setor de

Onça-parda fêmea é resgatada em árvore e devolvida à natureza no Oeste do Paraná

Operação de resgate mobilizou uma equipe de 18 pessoas. Além do IAT, participaram da força-tarefa profissionais do Corpo de Bombeiros do Paraná, do Setor de Atendimento a Animais Silvestres da Universidade Federal do Paraná, da Secretaria de Proteção Animal de Toledo e do Zoológico de Cascavel, além de voluntários da região.
Onça-parda fêmea é resgatada em árvore e devolvida à natureza no Oeste do Paraná

Mais uma ação de apoio à fauna foi realizada com sucesso por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT), nesta quinta-feira (31), desta vez em Formosa do Oeste, no Oeste do Paraná. Uma onça-parda (Puma concolor) fêmea, jovem e com aproximadamente 22 quilos, foi resgatada em segurança após ser avistada no alto de uma árvore em uma propriedade rural.

A operação contou com uma equipe de 18 profissionais, que foi mobilizada para avaliar a situação no local e definir a melhor conduta. Além do IAT, participaram da força-tarefa profissionais do Corpo de Bombeiros, do Setor de Atendimento a Animais Silvestres do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná, da Secretaria de Proteção Animal de Toledo e do Zoológico de Cascavel, além de voluntários da região.

Após avaliação, os técnicos concluíram que a alternativa mais segura seria sedar o animal para possibilitar a remoção e soltura do animal em uma área de mata preservada, distante de zonas urbanas. A felina passou por exames clínicos, coleta de sangue e aplicação de microchip para identificação e monitoramento. Somente após todo o processo o animal foi reintegrado à natureza.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

DENUNCIE – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná .

Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 285
Última edição

Edição de 01/08/2025

Publicada em 01/08/2025

Edição impressa

Edição 285
Última edição

Edição de 01/08/2025

Publicada em 01/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.