A Arquidiocese de Cascavel emitiu nesta quinta-feira (14) uma nota à imprensa sobre uma denúncia de pedofilia dentro da igreja envolvendo um sacerdote de Cascavel.
O caso é investigado pelo Nucria da Polícia Civil após denúncia. Diligências já foram iniciadas para esclarecer os fatos e, por se tratar de menor de idade, segue sob sigilo.
Paralelo à investigação da Polícia Civil, a Jurisdição Canônica decidiu afastar o padre de todas as suas funções para colaborar com o esclarecimento do caso e permitir a aplicação das medidas cabíveis.
Na nota encaminhada, a Arquidiocese expressa consternação com o caso e disse que está cooperando integralmente com as autoridades, ressaltando o compromisso da Igreja em proteger menores e pessoas vulneráveis, em conformidade com as diretrizes do Papa Francisco, estabelecidas no documento “Vos estis Lux Mundi”, de 2019, que visa prevenir crimes sexuais no clero.
A Arquidiocese também manifestou solidariedade às vítimas e suas famílias, e informou que acompanhará o andamento das investigações. O caso continua em apuração pela Polícia Civil, com todas as informações oficiais mantidas sob sigilo para preservar a identidade da vítima.