O Zoológico de Cascavel passa a contar com o apoio direto de profissionais da área veterinária por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Univel. O convênio assinado hoje (29), no Zoo, permitirá que médicos-veterinários residentes da universidade atuem na rotina do Zoológico, contribuindo com o cuidado dos animais e fortalecendo a troca de experiências entre academia e poder público.
O prefeito Renato Silva destacou os impactos positivos para o município. “Trazer a expertise dos bancos universitários, pessoas comprometidas com o bem comum e com o conhecimento, é essencial para melhorar a vida dos nossos animais. O Zoológico é um patrimônio histórico do nosso município e merece esse cuidado. É uma relação ganha-ganha: ganha a natureza, ganham os animais, ganham os homens. Isso é muito bom para todos nós”.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio, a colaboração representa um importante avanço na busca por práticas mais qualificadas de manejo e bem-estar animal. “É fundamental aproximar a universidade da população e do poder público. Essa troca de conhecimento técnico e de experiência prática nos ajuda a aprimorar nossos processos e cuidados com os animais. E o melhor: sem nenhum custo para o município. Os residentes vêm de forma graciosa, como parte do processo formativo deles”.
A parceria envolve dois residentes da Univel, um de primeiro ano (R1) e outro de segundo ano (R2), que atuarão diariamente no Zoológico, acompanhando a equipe técnica local. O ró-reitor acadêmico da Univel, professor Paulo Tadeu Figueira, explicou que os profissionais são médicos-veterinários já formados, em fase de especialização em animais silvestres. “Eles trazem inovações e conhecimentos atualizados, enquanto têm a oportunidade de vivenciar a prática com os animais, tratamentos e protocolos terapêuticos aplicados aqui no zoo”, disse.
Além de contribuir com a rotina da equipe, os residentes farão conferência de recintos, checagem dos animais e atividades de enriquecimento ambiental. Segundo o gerente de Bem-Estar Animal e Vida Silvestre, Rafael Spinelli, o convênio tem vigência inicial de um ano, com possibilidade de renovação. “É um ganho para todos: para os profissionais, que aprendem na prática; para a equipe, que conta com mais apoio; e para os animais, que terão atenção ainda mais especializada”, afirma.
Galeria de Imagens


