A Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR) apresentou a sondagem realizada durante a temporada do Verão Maior Paraná com o objetivo de identificar o perfil dos turistas. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 1º e 30 de janeiro aponta que a maioria dos visitantes do Litoral foi do próprio Paraná (87,9%) e 11% de outros estados, principalmente de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Já os turistas internacionais representam 1% do total, originários principalmente da Argentina e do Paraguai.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.
PosseEstá marcada para esta quinta-feira (16) a posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. A solenidade será realizada no Cineteatro dos Barrageiros, em Foz do Iguaçu. Está prevista a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria Geral Brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional.
IndicaçõesO Governo do Paraná indicou um novo diretor-presidente para o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e um novo diretor para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Os nomeados foram Jorge Augusto Callado Afonso para o Ipardes e Marcelo Luiz Curado para a Agepar.
ArticulaçõesDiante do impasse da definição sobre o modelo de pedágios do Paraná e o caos nas rodovias, Sandro Alex (PSD) deixou o cargo de secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná. Por enquanto, Sandro retorna ao cargo de deputado federal. Nos bastidores a informação é de que Sandro apenas deixou o cargo para trabalhar nas articulações em Brasília e que envolvem o novo modelo de pedágio.
Destituído da presidênciaO deputado Fernando Giacobo, presidente do PL, comunicou na terça-feira (14) que destituiu o deputado Ricardo Arruda da presidência do PL até que se apure “as denúncias gravíssimas” apresentadas pelo Ministério Público. O parlamentar acusou o MP-PR de persegui-lo e disse que está sendo vítima de ” uma ala podre, com viés ideológico de esquerda, do MP”.
Entre parentesA nova diretoria da empresa Itaipu Binacional a ser nomeada pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva pode ter um integrante com relação com o senador e ex-juiz Sérgio Moro. Trata-se de Pedro Guerra, cotado para a Diretoria de Finanças da estatal binacional. Guerra é primo em primeiro grau de Ricardo Augusto Guerra, segundo suplente de Moro no Senado.
Gente nossa!A professora de direito internacional Tatyana Scheila Friedrich, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi nomeada diretora de Migrações do Ministério da Justiça do governo Lula. A educadora tem uma longa atuação em questões migratórias e terá pela frente o desafio de reconstruir políticas migratórias no Brasil.
PrejuízoO caos nas estradas do Paraná, em especial na ligação Curitiba-Paranaguá via BR-277, tem potencial para causar prejuízo bilionário ao agronegócio estadual. Considerando apenas a logística da soja (sem envolver outras cadeias produtivas), o gasto a mais caso o escoamento tenha que ser feito pelo Porto de Santos (SP) pode passar de R$ 600 milhões, segundo cálculo do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.
Colheita de sojaDe acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), a projeção da colheita de soja em 2022/23 é de 21 milhões de toneladas. Com base nas médias históricas, o Estado deve exportar 15,7 milhões de toneladas – 12,6 milhões por rodovia e 3,1 milhões por ferrovia. Se todo esse volume deixasse de sair por Paranaguá, por uma interdição total da BR-277, o prejuízo seria na ordem de R$ 602,7 milhões somente pelo custo de frete a mais até Santos.
Encontro de prefeitasA Assembleia Legislativa do Paraná recebeu o 1º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná. A conferência destacou a atual conjuntura política, o cenário da construção de políticas públicas para as mulheres em âmbito nacional e estadual. Vários temas foram tratados, como a importância dos espaços de discussão e elaboração de projetos, o poder feminino e as estratégias para que as mulheres conquistem mais espaços nas esferas de poder.
Classificação regionalOs deputados estaduais Maria Victoria (PP), Alexandre Curi (PSD) e Anibelli Neto (MDB) apresentaram um projeto de lei que visa transferir a classificação do fumo das indústrias para as propriedades rurais paranaenses. A classificação é a análise que organiza a produção em classes de acordo com a qualidade. Segundo os parlamentares, a alteração do local de classificação do fumo vai garantir negociações de preços mais justas e transparentes, valorizando a produção paranaense. O Paraná é o terceiro maior produtor no país, a produção envolve cerca de 22 mil famílias em 107 cidades.
Desenvolvimento urbanoEstão abertas as inscrições para mentoria e capacitação em desenvolvimento urbano integrado da Confederação Nacional dos Municípios. Os municípios interessados devem apresentar propostas de projetos demonstrativos municipais no tema de Desenvolvimento Urbano Integrado, inclusivo e resiliente ao clima. O gestor municipal pode inscrever a localidade até o dia dia 3 de abril, apresentando a proposta por meio do preenchimento de formulário eletrônico.
Desenvolvimento urbano IIOs projetos selecionados serão orientados sobre a implementação de estratégias de desenvolvimento e gestão urbana sustentável conectados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que define os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).
Fonte: ADI-PR