Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal, em conjunto com a Itaipu Binacional e o Exército Brasileiro, realizou o 1º Estágio de Manutenção de Motores de Popa, com a participação de 16 alunos, entre servidores, militares e policiais.
Este estágio marca o início de uma nova mentalidade de manutenção no âmbito da Polícia Federal, buscando integrar melhores práticas, padronização e capacitação prática para aumentar a eficiência e a disponibilidade das embarcações operacionais.
Durante o estágio, realizado entre os dias 11 a 15 de agosto, os participantes, incluindo policiais da PF de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, aprenderam e aplicaram na prática técnicas de manutenção de motores de popa. As disciplinas abordadas incluíram fundamentos da manutenção, recebimento e inspeção de embarcações, introdução à mecânica, características gerais dos motores, sistemas de alimentação, arrefecimento, elétrico e de ignição, lubrificação, além de motores 2 e 4 tempos. Como resultado, durante o estágio, diversas embarcações que aguardavam reparos foram consertadas e devolvidas ao serviço operacional.
Os instrutores do Parque Regional de Manutenção da 12ª RM compartilharam conhecimento técnico especializado, conduzindo as aulas e orientando os participantes em todas as etapas do treinamento.
O estágio também contou com a participação de instituições convidadas, como a 5ª Cia BPMA, Marinha do Brasil, ICMBio, BPFron, 9º Batalhão de Bombeiro Militar e a 15ª Cia Inf Mtz do Exército Brasileiro, reforçando a integração e cooperação entre as forças de segurança e órgãos parceiros.