.

PF realiza estágio de capacitação técnica de embarcações em Foz do Iguaçu

1º Estágio de Manutenção de Motores de Popa foi realizado parceria com Itaipu Binacional e Exército Brasileiro.
Picture of Por: Celso Romankiv

Por: Celso Romankiv

Todos os Posts

PF realiza estágio de capacitação técnica de embarcações em Foz do Iguaçu

1º Estágio de Manutenção de Motores de Popa foi realizado parceria com Itaipu Binacional e Exército Brasileiro.

Foz do Iguaçu/PR – A Polícia Federal, em conjunto com a Itaipu Binacional e o Exército Brasileiro, realizou o 1º Estágio de Manutenção de Motores de Popa, com a participação de 16 alunos, entre servidores, militares e policiais.

Este estágio marca o início de uma nova mentalidade de manutenção no âmbito da Polícia Federal, buscando integrar melhores práticas, padronização e capacitação prática para aumentar a eficiência e a disponibilidade das embarcações operacionais.

Durante o estágio, realizado entre os dias 11 a 15 de agosto, os participantes, incluindo policiais da PF de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional, aprenderam e aplicaram na prática técnicas de manutenção de motores de popa. As disciplinas abordadas incluíram fundamentos da manutenção, recebimento e inspeção de embarcações, introdução à mecânica, características gerais dos motores, sistemas de alimentação, arrefecimento, elétrico e de ignição, lubrificação, além de motores 2 e 4 tempos. Como resultado, durante o estágio, diversas embarcações que aguardavam reparos foram consertadas e devolvidas ao serviço operacional.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Os instrutores do Parque Regional de Manutenção da 12ª RM compartilharam conhecimento técnico especializado, conduzindo as aulas e orientando os participantes em todas as etapas do treinamento.

O estágio também contou com a participação de instituições convidadas, como a 5ª Cia BPMA, Marinha do Brasil, ICMBio, BPFron, 9º Batalhão de Bombeiro Militar e a 15ª Cia Inf Mtz do Exército Brasileiro, reforçando a integração e cooperação entre as forças de segurança e órgãos parceiros.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 287
Última edição

Edição de 15/08/2025

Publicada em 15/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.