A Secretaria do Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade tem ouvido representantes de profissionais arquitetos e engenheiros civis de Toledo, em relação a demandas para melhorias do sistema de aprovação de projetos, que é utilizado para solicitação online de habite-se e alvará de obras. Os profissionais relatam inconsistências como duplicação de cobranças, demora nas tramitações, entre outros. A secretaria busca junto à desenvolvedora do sistema formas de solucionar os problemas relatados.
Coleta de informações
Em reunião com representantes do Núcleo de Arquitetura da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) no dia 11, o secretário, Ronald Peixoto Drabik, acompanhado das arquitetas da Prefeitura de Toledo, Daniella de Marchi e Paula Tambarussi Zucoloto, ouviram os profissionais e coletaram as principais dificuldades dos Arquitetos em relação ao sistema de aprovação de projetos e sugestões de melhorias.
Demandas e reivindicações
“A receptividade deles, a princípio, foi bem tranquila. Nos receberam super bem e nos escutaram prontamente, se colocaram à disposição para realmente tentar resolver”, comentou Ariane Casola, integrante do Núcleo de Arquitetos da Acit.
“A demanda surgiu a partir de relatos entre profissionais do núcleo, diante das inconsistências nos processos. Algo que teoricamente viria para melhorar e agilizar os processos, está tendo bastante entraves”, explicou Ariane.
Ariane ressaltou que o grupo elaborou uma lista com as principais demandas e entregou à Secretaria de Planejamento. Entre os itens, consta a falta de alguns campos específicos para determinadas atividades, e também a separação delas dentro do mesmo projeto, o que acarreta em prazo maior para aprovação e na cobrança de múltiplas taxas em um único projeto.
Ouvindo os profissionais
O secretário do Planejamento e as arquitetas também ouviram representantes da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Toledo, em reunião no dia 16 de julho, com a mesma finalidade.
A presidente da Associação, Camila Kutscher Tonello, estava presente no encontro e destacou que a reunião foi produtiva e esclarecedora. “Foram muito solícitos, entenderam tudo o que falamos e justificaram as mudanças. Foi muito legal mesmo”, avaliou.
“A gente trouxe pontos para o Drabik, das dificuldades que encontramos dentro do sistema de aprovação de projetos. Ele explicou quais são as soluções que a prefeitura está indo atrás e que a prefeitura não está deixando os profissionais desamparados em relação à aprovação de projetos, mas o sistema de aprovação deixa muito a desejar”, acrescentou Camila.
Facilitando os processos e solucionando problemas
O secretário do Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Ronald Drabik, explicou que já está em contato com o prefeito Mario Costenaro e com o secretário da Administração, Marcelo Marques, visando adotar melhorias no sistema de aprovação de projetos.
“O nosso objetivo é encontrar uma solução definitiva para essas dificuldades. Já estamos em tratativas para essas melhorias e, paralelamente, avaliamos alternativas caso não haja avanços concretos. As equipes técnicas da secretaria estão empenhadas em garantir que arquitetos, engenheiros e cidadãos tenham um sistema eficiente, que cumpra seu papel de facilitar os processos, em vez de gerar entraves. Esse é o foco do trabalho que estamos conduzindo junto ao prefeito Mario Costenaro e ao secretário da Administração, Marcelo Marques”, concluiu Drabik.