.

Projeto contemplado em edital do Estado leva arte circense a APAEs do Interior do Paraná

O projeto do grupo Trupe do Palhaço Picolé apresenta uma proposta acessível, lúdica e interativa. O objetivo é democratizar o acesso à arte e à
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Projeto contemplado em edital do Estado leva arte circense a APAEs do Interior do Paraná

O projeto do grupo Trupe do Palhaço Picolé apresenta uma proposta acessível, lúdica e interativa. O objetivo é democratizar o acesso à arte e à cultura por meio do universo encantador do circo, levando momentos de alegria e encantamento diretamente às instituições que atendem pessoas com deficiência.
Projeto contemplado em edital do Estado leva arte circense a APAEs do Interior do Paraná

O grupo artístico Trupe do Palhaço Picolé promove, até 22 de setembro, apresentações circenses e oficinas de circo em Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) em todo o Paraná. Sob execução de edital estadual, o projeto apresenta uma proposta acessível, lúdica e interativa. O objetivo é democratizar o acesso à arte e à cultura por meio do universo encantador do circo, levando momentos de alegria e encantamento diretamente às instituições que atendem pessoas com deficiência.

O projeto integra o conjunto de ações viabilizadas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que tem garantido a realização de atividades culturais em todas as regiões do Estado. A iniciativa é realizada por meio do Edital Fomento – Multiartes, da Secretaria de Estado da Cultura, e todas as atividades são oferecidas gratuitamente.

A turnê da Trupe do Palhaço Picolé passará por 11 municípios do Estado. Em cada cidade, a população atendida pelas APAEs participa de dois espetáculos da trupe e também de oficinas que apresentam os fundamentos do fazer circense — como equilíbrio, malabares, acrobacias e, claro, a palhaçaria — de forma adaptada e inclusiva.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

“Este edital representa um marco no fortalecimento das políticas públicas culturais no Estado, especialmente por sua capacidade de promover o acesso democrático à cultura, estimular a diversidade de expressões artísticas e descentralizar os investimentos culturais.”, diz Laura Haddad, diretora de Apoio, Incentivo e Fomento à cultura.

“O projeto da Trupe do Palhaço Picolé certamente estimulará o sentimento de pertencimento dessas pessoas, gerando um ótimo impacto simbólico, promovendo o diálogo, a reflexão e o acesso a novas experiências sensíveis e estéticas”, completou ela.

“Acreditamos que o circo é uma poderosa ferramenta de transformação social. Por isso, levamos a arte onde o acesso muitas vezes não chega, transmitindo inclusão, respeito e, acima de tudo, alegria”, afirma Robert Salgueiro, que dá vida ao Palhaço Picolé e idealizador do projeto.

CIDADES – Totalizando 11 cidades contempladas pelo projeto, nos próximos dias a Trupe do Palhaço Picolé passará pelos seguintes municípios: Prudentópolis (dia 16), Reserva (17), Imbituva (18), Palmeira (19) e Arapoti (22).

PALHAÇO PICOLÉ – Com mais de 10 anos de trajetória, a Trupe do Palhaço Picolé é reconhecida por sua atuação em projetos socioculturais que utilizam a linguagem do circo para promover cidadania, inclusão e bem-estar. Os espetáculos combinam humor, improviso e técnicas circenses tradicionais, encantando públicos de todas as idades.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 292
Última edição

Edição de 19/09/2025

Publicada em 19/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.