.

Projeto da Segurança Pública do Paraná está entre os três melhores do país em inovação

O Laboratório de Inovação em Segurança Pública (LabSeg Paraná), proposta de conexão das forças de segurança com universidades, startups e empresas de organização social, foi
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Projeto da Segurança Pública do Paraná está entre os três melhores do país em inovação

O Laboratório de Inovação em Segurança Pública (LabSeg Paraná), proposta de conexão das forças de segurança com universidades, startups e empresas de organização social, foi escolhida entre iniciativas de diversos estados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Projeto da Segurança Pública do Paraná está entre os três melhores do país em inovação

Um projeto de inovação da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) foi selecionado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) como um dos três melhores do país para a área de inovação. A criação do Laboratório de Inovação em Segurança Pública (LabSeg Paraná), proposta de conexão das forças de segurança com universidades, startups e empresas de organização social, foi escolhida entre iniciativas de diversos estados na chamada pública “Janela de Desafios 2025”.

“A seleção do Projeto LabSeg Paraná demonstra a confiança da Enap, instituição reconhecida nacionalmente na capacitação de gestores públicos, na competência do Paraná para liderar soluções inovadoras, em especial na área de segurança pública. Esse projeto fortalecerá a integração entre tecnologia e gestão, trazendo mais sinergia entre as forças de segurança, inteligência na aplicação de recursos públicos e proximidade com o cidadão”, afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira.

O LabSeg será um vínculo de colaboração, experimentação e desenvolvimento de soluções para a segurança pública entre as forças policiais e a academia, a iniciativa privada de inovação e organismos internacionais. Entre os objetivos, está capacitar servidores em metodologias ágeis, sempre com foco na valorização do corpo funcional. Uma das finalidades principais: o uso de tecnologias de vigilância nas fronteiras para o combate a crimes transnacionais.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

De acordo com o diretor de Gestão de Políticas Públicas da SESP, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, a fronteira com o Paraguai e a Argentina é um desafio que necessita de um espaço permanente e colaborativo para testar, validar e aplicar soluções inovadoras em segurança pública. “O LabSeg terá foco especial em desenvolver tecnologias que apoiem a fiscalização de fronteiras, otimizando o trabalho dos recursos humanos disponíveis e fortalecendo a capacidade de resposta do Estado”, explica.

PRÓXIMOS PASSOS –  Com a seleção, a SESP vai formalizar parceria com a ENAP, viabilizando um ciclo completo de inovação aberta com apoio técnico e metodológico da Escola e do Impact Hub. O investimento inicial previsto é de R$ 275,7 mil em contrapartida estadual. O ciclo será executado em etapas, que incluem o mapeamento de problemas, lançamento de desafios, seleção de soluções, possibilidade de contratos de inovação e gestão do conhecimento.  

A iniciativa reforça o protagonismo do Paraná na modernização da gestão pública e no uso da ciência, tecnologia e inovação como instrumentos estratégicos para a prevenção e o combate à criminalidade

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 290
Última edição

Edição de 05/09/2025

Publicada em 05/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.