O projeto foi contemplado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (PROESPORTE), com apoio do Governo do Estado do Paraná e do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF-PR), além das Prefeituras dos Municípios que vêm sendo sedes dos treinamentos.
Até o momento, nas três primeiras etapas, em Curitiba, Maringá e Londrina, mais de mil educadores físicos já foram impactados pelos educadores e psicopedagogos da Universidade Livre do Esporte do Paraná, com base na metodologia PULE (Práticas Esportivas Adaptadas da ULE), promovendo a inclusão social por meio do esporte.
Agora, o Incluir & Transformar se prepara para as etapas de Foz do Iguaçu (dia 20 de agosto) e Cascavel (21 de agosto).
Incluir & Transformar: Um projeto que muda vidas!
O projeto Incluir & Transformar tem um propósito especial: acolher alunos no ambiente escolar e proporcionar oportunidades reais de desenvolvimento!
“É um projeto transformador, especialmente em tempos onde o acesso a terapias ainda é tão limitado e caro,” destaca Sidney Morgenstern, diretor da ULE.
A iniciativa capacita professores da rede pública e privada na metodologia PULE, combinando teoria e prática para oferecer suporte de qualidade.
“As aulas são em grupos, com mediadores que acompanham cada aluno de perto,” explica Kleberton Nascimento, professor de educação física do projeto. Esses mediadores são, na maioria das vezes, familiares ou pessoas do convívio social das crianças, garantindo um ambiente seguro e acolhedor.
Os resultados?
-Mais autonomia
-Melhor coordenação motora
-Maior interação social
-Autoestima fortalecida
-Qualidade de vida e senso de pertencimento
Incluir & Transformar: capacitação na teoria e na prática
As capacitações contam com uma apostila exclusiva, desenvolvida pela psicopedagoga Liziane Kriguer e uma equipe multidisciplinar da ULE. O material reúne leituras, estudos e trocas profissionais, garantindo embasamento teórico e suporte para os educadores físicos.
“Observamos que os alunos-atletas conseguiam aplicar no dia a dia o aprendizado vivenciado no projeto para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir disso, decidimos registrar tanto a prática quanto a fundamentação teórica que orienta os planejamentos dos educadores físicos”, explica Liziane.
“A apostila estruturada para o curso de capacitação é um diferencial. Ela contribui para o entendimento das práticas aplicadas, enriquece a atuação dos educadores físicos e auxilia diretamente no desenvolvimento de cada atleta”, reforça.