O clima natalino começou a tomar conta de Cascavel com o lançamento oficial da campanha “Adote uma Cartinha”, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, na noite desta quinta-feira (22) em um jantar especial que contou com a presença de convidados especiais, entidades parceiras e da imprensa.
A iniciativa convida a comunidade a realizar o sonho de crianças e adolescentes atendidos pelos serviços socioassistenciais do município.
Mais de 1,5 mil cartas à espera de adoção
Neste ano, mais de 1,5 mil crianças participam da ação, que mobiliza servidores, escolas e a população em geral. As cartinhas com os pedidos já podem ser retiradas a partir desta sexta-feira (24) nos Cras, Centros de Convivência, Eurecas e também na Secretaria de Assistência Social.
O prefeito, Renato Silva, reforçou o convite à população: “Temos um povo solidário, acolhedor, e ações como essa, feitas com muitas mãos, proporcionam alegrias a quem mais precisa. É um esforço coletivo pelo bem de todos”.
Presentes devem ser entregues até 8 de dezembro
Os presentes devem ser entregues até o dia 8 de dezembro no mesmo lugar onde a cartinha foi retirada. A Seaso organizará a entrega em cada unidade, com a presença do Papai Noel durante as festividades natalinas.
A secretária de Assistência Social, Rose Vascelai, lembrou que cada criança faz três pedidos na cartinha, mas orienta que o doador escolha apenas um. “O importante é escolher um presente que caiba no seu bolso e venha do coração. Assim todos recebem um mimo e ninguém fica sem presente”.
Solidariedade que transforma vidas
Entre os parceiros da campanha está a professora Eucy Aparecida da Silva Rosa, que participa desde a primeira edição. “Quando doamos um presente, doamos um pouco de nós. É uma experiência gratificante e um exemplo de como Cascavel é uma cidade generosa”.
Emocionada, a primeira-dama, Odina Silva, que participa pela primeira vez diretamente da organização da campanha, compartilhou um momento marcante. “Eu me lembro de natais em que eu não ganhava nada, nem uma bala. Por isso, ver o sorriso de uma criança hoje é um presente para mim também. Que cada um faça o seu presente com carinho, pensando no amor que ele vai levar”.
Os pedidos são variados, desde brinquedos, roupas, calçados, materiais escolares até alimentos e revelam os sonhos simples de quem vive situações de vulnerabilidade social. Mais do que atender a um desejo material, cada carta adotada representa um gesto de afeto e solidariedade, capaz de construir lembranças e fortalecer a autoestima da criança atendida.
Durante o evento, Dona Odina leu uma das cartinhas recebidas, escrita por uma menina de 10 anos: “Querido Papai Noel, este ano eu estava muito mal na escola, então eu não merecia nem presente. Mas se você quiser me dar, eu aceito, até se for só um beijo.”
“Esse será um Natal diferente, cheio de significado. Que todos abram o coração e lembrem do verdadeiro sentido do Natal”, concluiu a primeira-dama.
Como adotar uma cartinha?
Para quem quiser fazer parte dessa rede de solidariedade, as cartinhas podem ser retiradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes locais:
Para mais informações sobre a adoção das cartinhas, a Secretaria Municipal de Assistência Social atende pelo WhatsApp (45) 3392-6375.
Galeria de Imagens










