O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) alcançou 84% de aprovação no Paraná, segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta sexta-feira (22). É o maior índice registrado desde abril de 2024, quando as medições começaram. Em dezembro, ele tinha 81%.
O resultado coloca Ratinho Junior na liderança nacional entre os governadores dos estados com maiores economias. O índice supera em 24 pontos a aprovação de Tarcísio de Freitas (SP), em 29 a de Romeu Zema (MG) e em 26 a de Eduardo Leite (RS).
Infraestrutura e obras
De acordo com a pesquisa, os investimentos estaduais são um dos principais fatores de aprovação. Ratinho Junior aparece com 62% de avaliação positiva em infraestrutura, reflexo de projetos como a concessão de estradas avaliada em R$ 60 bilhões, a Ponte de Guaratuba e a execução de 500 quilômetros de rodovias em concreto.
Habitação e emprego
Na área habitacional, o governador também lidera, com destaque para o programa Casa Fácil Paraná, que já beneficiou 118 mil famílias. No quesito emprego e renda, Ratinho Junior aparece com 64% de aprovação, bem acima de Tarcísio de Freitas, que tem 41%. O mercado de trabalho paranaense registrou crescimento acima da média nacional.
Saúde e resposta à crise
O Paraná também tem a maior aprovação na saúde entre os estados, com 47%. Em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul o índice não passa de 40%. Segundo a pesquisa, a rede de Atenção Primária paranaense é uma das mais estruturadas do país.
Outro ponto medido foi a reação ao chamado “tarifaço” do presidente norte-americano Donald Trump. No Paraná, 52% avaliaram como positiva a resposta do governador, que incluiu crédito barato, devolução de recursos do Siscred e diferimento tributário para empresas exportadoras.
A pesquisa ouviu 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.