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Região Metropolitana de Curitiba tem grandes obras rodoviárias em andamento

São contornos, duplicações e pavimentação em rodovias importantes para o desenvolvimento integrado da região, envolvendo as cidades de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Doutor
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Região Metropolitana de Curitiba tem grandes obras rodoviárias em andamento

São contornos, duplicações e pavimentação em rodovias importantes para o desenvolvimento integrado da região, envolvendo as cidades de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, São José dos Pinhais, além da própria capital.
Região Metropolitana de Curitiba tem grandes obras rodoviárias em andamento

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) conta com oito grandes obras de infraestrutura viária em andamento ou planejadas, com a mais recente delas, o Novo Corredor Metropolitano da Capital, ou Novo Contorno Sul, teve o contrato assinado nesta segunda-feira (18) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. São contornos, duplicações e primeiro pavimento em rodovias importantes para o desenvolvimento integrado da região.

“É um grande pacote de obras. Já iniciaram a duplicação do Contorno Norte, teremos a terceira fase da duplicação em concreto da ligação Curitiba/Rio Branco do Sul, lançamos o edital de licitação para a duplicação da Rodovia da Uva e agora iniciamos o novo contorno de Curitiba. Além disso, já está em execução a ligação entre São José dos Pinhais e Mandirituba”, destacou Ratinho Junior.

“Esse é o maior pacote de obras dos últimos 30 anos em Curitiba e Região Metropolitana, fruto da parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras. Estamos implantando a cultura do planejamento. Muitas vezes se sabia da necessidade da obra, mas não se colocava no papel, não havia projeto. Por isso, nós criamos o Banco de Projetos, permitindo que elaborássemos projetos que hoje alavancam de R$ 7 bilhões a R$ 10 bilhões em novas obras no Paraná”, acrescentou.

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Confira as obras:

MANDIRITUBA E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) está executando a duplicação em concreto entre Mandirituba e São José dos Pinhais. A obra alcançou 25% de conclusão em agosto. Ao todo, quatro quilômetros foram concretados dentre os 26,61 quilômetros de extensão. O investimento do Estado na estrada, que beneficiará diretamente moradores, produtores rurais e motoristas que circulam pela região, é de R$ 96,8 milhões.

Os serviços estão concentrados em diferentes pontos da estrada, com o concreto sendo implementado a partir de São José dos Pinhais e obras de drenagem e terraplenagem em andamento mais perto de Mandirituba. Além da execução das camadas de sub-base, base e revestimento da pista, as equipes da construtora também seguem com atividades de corte de vegetação e alargamento da pista.

RODOVIA DOS MINÉRIOS

Outra obra aguardada pela população da RMC e que está saindo do papel é a duplicação da Rodovia dos Minérios, que teve o primeiro trecho entregue em 2024, com 4,74 quilômetros de extensão entre Curitiba e o início do perímetro urbano de Almirante Tamandaré; o segundo está em obras, com 78,83% executados dentro de Almirante Tamandaré; e o terceiro está com edital publicado, com a duplicação chegando a Rio Branco do Sul.

DOUTOR ULYSSES

Doutor Ulysses, mais ao norte da RMC, é uma das últimas cidades do Estado que não possuem conexão asfáltica, realidade que está mudando com a pavimentação de quase 12 quilômetros da PR-092. O investimento do Governo do Estado é de R$ 56,9 milhões, com previsão de conclusão para 2026. As obras iniciaram em abril e alcançaram 6,76% na medição mais recente. As atividades estão concentradas na supressão vegetal na lateral da estrada, visando o alargamento da pista, e a implantação do sistema de drenagem.


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Pavimentação em Doutor Ulysses. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

OBRAS DO NOVO PACOTE DE CONCESSÕES

Duas outras obras estão dentro do pacote de concessões rodoviárias do Estado e já foram iniciadas pela Via Araucária, que administra o Lote 1. Elas foram solicitadas pelo Governo do Paraná durante o processo de construção do modelo, que uniu rodovias estaduais e federais em um mesmo pacote, algo inédito no País e que garantiu preço justo nas praças de pedágio e obras no início dos contratos. O investimento total nas concessões é superior a R$ 60 bilhões.

A primeira delas é a duplicação do Contorno Norte de Curitiba (PR-418), iniciada em junho deste ano e que alcançou 3,39% de execução, com as intervenções concentradas na fase de supressão de vegetação, terraplenagem e drenagem. Com quase 17 quilômetros de extensão, o trecho entre os quilômetros 5 e 21 será duplicado até o fim de 2027 e contará com sete novos viadutos, ampliando a segurança viária e a fluidez do trânsito em um dos principais corredores logísticos da RMC. O investimento nos próximos três anos é de R$ 170 milhões.

Também dentro do pacote de concessões, equipes de obras e engenharia da Via Araucária iniciaram nesta segunda-feira (18) os serviços de mobilização para duplicação de 26 quilômetros da PR-423, entre Araucária e Campo Largo. O trecho duplicado ajudará a desafogar as BRs-277 e 376, que passam por Campo Largo e possuem um alto fluxo de veículos todos os dias, melhorando a ligação com a BR-476.

O Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental do Governo do Paraná, emitiu a licença de instalação que permite o início dos trabalhos na PR-423, que devem se estender até fevereiro de 2027. Além da duplicação, estão incluídos acostamento, canteiro central e iluminação em diversos pontos, reduzindo muito o risco de acidentes.


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Contorno Norte de Curitiba em obras. Foto: Via Araucária

Confira as obras que vão iniciar em breve:

Além das cinco obras já em execução, outras estão em processo mais avançado de contrato e licitação na Região Metropolitana de Curitiba e na própria Capital.

NOVO CONTORNO SUL

O Novo Corredor Metropolitano de Curitiba, assinado nesta segunda-feira (18), fará o prolongamento da PR-423, ligando a BR-476, em Araucária, à BR-116, na divisa entre Curitiba e Fazenda Rio Grande. Serão 9,5 quilômetros de pista duplicada com pavimento em concreto e ciclovia, além de cinco viadutos, uma ponte e uma trincheira. O aporte do Governo do Estado é de R$ 336 milhões, com prazo de execução de 30 meses após concluído o processo de licenciamento.

DUPLICAÇÃO DA RODOVIA DA UVA

Entre Curitiba e Colombo, será realizada uma nova etapa de duplicação da Rodovia da Uva (PR-417), aumentando a capacidade da via. A obra será executada em um trecho de 4,5 quilômetros, desde o entroncamento da Rua Theodoro Makiolka, no bairro Santa Cândida, na Capital, até a interseção com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba, unindo-se à parte já duplicada. A obra busca desafogar o trânsito na via, que não comporta mais o tráfego de veículos atual.

TINCHEIRAS EM CURITIBA

Dentro de Curitiba, mas envolvendo o trânsito da Região Metropolitana, principalmente de Fazenda Rio Grande, serão construídas duas novas trincheiras na Linha Verde, na região Sul, na altura da estação tubo São Pedro. A obra é uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura da Capital, com investimento total de R$ 110,5 milhões, sendo R$ 87,7 milhões da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. Os editais já foram lançados, com a sessão pública para recebimento de lances marcada para a próxima quarta-feira (20).

OBRA NA BR-116 EM FAZENDA RIO GRANDE

O Governo do Estado está finalizando o projeto para construção de alças de acesso na BR-116, em trecho que corta o município de Fazenda Rio Grande, resolvendo problema de semáforos na região. O pacote prevê a requalificação urbana da Av. Paraná, R. Lapa e R. Paranaguá, uma ponte sobre vertedouro no Parque Verde e requalificação da Praça Brasil e Parque Verde. O edital deve ser publicado nos próximos meses.

RIO BRANCO DO SUL A COLOMBO

O governador Ratinho Junior também já anunciou um convênio entre o Governo do Estado e o município de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, para pavimentar a Estrada Rural Antônio Fiorese, que liga a cidade a Colombo. O investimento total na obra será de R$ 19,7 milhões. Com a parceria, serão pavimentados 6,6 quilômetros da via, que atende a milhares de moradores dos dois municípios. Além disso, vai ajudar a dar vazão à produção das empresas do setor do calcário e da mineração, que são importantes para a geração de emprego e renda na região.

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Publicada em 15/08/2025

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