.

Representante da Alep, deputada Secretária Márcia (PSD) participa de encontros nos EUA para promoção da inclusão de pessoas idosas no Paraná

Diretor da Opas/OMS destaca exemplo paranaense na certificação do primeiro estado a participar da Rede Mundial de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa. Deputada faz parte
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Representante da Alep, deputada Secretária Márcia (PSD) participa de encontros nos EUA para promoção da inclusão de pessoas idosas no Paraná

Diretor da Opas/OMS destaca exemplo paranaense na certificação do primeiro estado a participar da Rede Mundial de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa. Deputada faz parte da comitiva do governador Ratinho Jr.
Representante da Alep, deputada Secretária Márcia (PSD) participa de encontros nos EUA para promoção da inclusão de pessoas idosas no Paraná

A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) participou nesta segunda-feira (25/08) da sessão na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Washington (EUA), que certificou o Paraná como membro da Rede de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa.

Márcia representa a Assembleia Legislativa na comitiva do governador Ratinho Jr. nos Estados Unidos, da qual fazem parte a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

O encontro na Opas foi seguido de uma reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o brasileiro Ilan Goldfajn, em que foi discutido apoio a programas estaduais de cuidado a mulheres e pessoas idosas, entre outros temas de relevância para o Estado, como a criação de um fundo soberano voltado a planejamento financeiro de longo prazo.

“É um orgulho muito grande representar nossa Assembleia Legislativa, o presidente Alexandre Curi e todos os colegas deputados e deputadas, numa agenda tão importante”, disse Márcia. “O Paraná é um estado que trabalha e cuida de todas as pessoas, principalmente das pessoas idosas.”

O governador, por sua vez, agradeceu o trabalho dos deputados no apoio às ações do Estado na área, canalizadas principalmente pelo programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa.

Nesta terça-feira (26/08), a deputada participa com Leandre de outra reunião no BID, mais específica, sobre financiamento a programas para idosos.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Importância

A Opas é a seção para as Américas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Já o BID é a principal instituição de financiamento e apoio técnico para desenvolvimento econômico e social da América Latina e desenvolve há anos um amplo portfólio de projetos no Brasil e no Paraná.

Exemplo

Durante a reunião de alto nível realizada na sede da Opas, o diretor de Sistema e Serviços de Saúde da organização, James Fitzgerald, destacou a liderança no Paraná na promoção dos direitos das pessoas idosas no Brasil.

Fitzgerald também reforçou a importância de replicar o exemplo paranaense nos países da América. A Organização das Nações Unidas (ONU), da qual a OMS faz parte, estabeleceu 2021 a 2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, principal estratégia de alcance global sobre o tema; reúne governos e sociedade civil.

O Paraná é o primeiro Estado (unidade subnacional) a fazer parte da Rede na América Latina. As cidades paranaenses representam 75% (38) dos 51 municípios brasileiros já certificados pela Opas, incluindo Curitiba, onde Márcia foi secretária de Saúde entre 2017 e 2022.

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 288
Última edição

Edição de 22/08/2025

Publicada em 22/08/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.