Resoluções de ano novo: 5 dicas para começar com mais saúde

Veja as principais resoluções de ano novo que podem contribuir para a melhora de sua saúde.

Resoluções de ano novo: 5 dicas para começar com mais saúde

Veja as principais resoluções de ano novo que podem contribuir para a melhora de sua saúde.

Entre as principais alternativas que auxiliam a manter corpo e mente saudáveis estão as atividades físicas, boa alimentação e bons hábitos. No entanto, a dificuldade começa quando estas ações deixam de ser resoluções de ano novo no papel e começam a se tornar realidade. Fazer uma lista com prioridades e estabelecer prazos para cumpri-las em curto, médio e longo prazo pode ser uma boa chance de não desistir das metas no primeiro mês. 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

Além disso, começar aos poucos e deixar que a resolução comece a fazer parte da rotina gradativamente é importante para não desistir logo no início.

Veja as principais resoluções de ano novo que podem contribuir para a melhora de sua saúde.

1. Faça um check-up

Realizar exames anualmente é a primeira resolução. Afinal, manter a saúde em dia com exames preventivos é fundamental para começar o ano com saúde e conhecendo possíveis doenças ou condições que merecem a devida atenção e tratamento. Por isso, não deixe de procurar atendimento médico para realizar os check-ups anuais. 

2. Melhore sua alimentação

Entre as resoluções de ano novo mais consideradas está aquela relacionada à alimentação. Seja para perda de peso ou controle de uma dieta saudável, introduzir um bom hábito alimentar é uma das melhores maneiras de iniciar o ano com saúde e bem-estar.

Comece realizando refeições com alimentos como verduras, frutas, legumes, cereais e carne branca para garantir uma mudança no seu organismo. Além disso, evitar alimentos industrializados, carne vermelha em excesso, açúcar e fritura é uma ótima dica. 

3. Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas é uma ação que gera inúmeros benefícios para a saúde. Manter o sedentarismo afastado é certificar-se de manter longe doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e mais.

Tornar as atividades físicas parte das resoluções de ano novo também contribui para a melhora do funcionamento do organismo, proporcionando mais energia, combatendo o estresse e melhorando a qualidade do sono.

4. Cuidar da saúde mental é uma das resoluções de ano novo

Cuidar da saúde mental é uma resolução que deve estar presente em todos os anos. Ainda que não seja reconhecido como doença, o esgotamento nervoso é o motivo que afastou mais de 172 mil pessoas do trabalho nos últimos anos. Consequentemente, gerando danos psicológicos com ansiedade e depressão.

Como um sinal de que as coisas não vão bem, os sintomas de que a saúde mental exige cuidados podem aparecer com excesso de estresse, mudanças de humor e dificuldades para concentração. Associado à Síndrome de Burnout, doença caracterizada por desencadear situações de estresse profissional, o esgotamento pode ser evitado com ações como terapia, meditação, sessões de relaxamento, atividades que geram prazer, e mais. 

5. Durma bem

Por fim, dormir bem também é uma das resoluções de ano novo para garantir saúde e qualidade de vida. Para que o organismo possa se recuperar das atividades diárias, repor suas energias e aumentar a produção de células, o momento do sono deve ter qualidade.

Uma dica importante para evitar noites de insônia e má qualidade de sono é manter o telefone afastado da cabeceira e evitar seu uso durante a noite, assim como programas de televisão e exercícios próximos da hora de dormir. Com uma rotina de sono adequada seu organismo terá grandes benefícios.

E para finalizar desejo a todos os que me acompanharam nesse ano, muito Sucesso no ano vindouro. Coloque metas, saiba o seu direcionamento da vida, reafirme qual a sua vocação, e seja feliz.

Fonte: Fonte não encontrada

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Edição impressa

Edição 280
Última edição

Edição de 27/06/2025

Publicada em 29/06/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.