Os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) que atuam em Medianeira estão participando do programa “Mais Saúde com a Gente”, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde.
A turma conta com 31 alunos do município, que recebem formação em Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Agente de Combate a Endemias, por meio de aulas on-line e presenciais.
Supervisão e acompanhamento pedagógico
As atividades são acompanhadas pelos preceptores Marley Pech de Oliveira e Cacilda Felix do Nascimento, responsáveis pelo apoio pedagógico e prático dos profissionais em formação.
No dia 14 de agosto, foi realizada em Medianeira uma reunião do programa com a visita das supervisoras Clarissa Marceli Trentini e Aline Martins Justo, da UFRGS. Elas estiveram no município para acompanhar as atividades, promover a troca de informações e avaliar os avanços locais.
Importância do fortalecimento da atenção primária
Também participaram da reunião a secretária de Saúde de Medianeira, Rosangela Fiametti Zanchett, e a diretora de Saúde, Priscila Dorigon, reforçando a importância do fortalecimento da atenção primária e da vigilância em saúde no município.
O “Mais Saúde com a Gente” tem como objetivo valorizar e capacitar os agentes, fundamentais para o cuidado em saúde preventiva e para o enfrentamento de endemias, aproximando ainda mais a comunidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).