.

Sanepar faz vistorias técnicas em imóveis no distrito de Floriano, em Maringá

Os quase 300 imóveis beneficiados com a ampliação do serviço de esgotamento sanitário no distrito passarão pela vistoria. O objetivo do trabalho é confirmar se
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Sanepar faz vistorias técnicas em imóveis no distrito de Floriano, em Maringá

Os quase 300 imóveis beneficiados com a ampliação do serviço de esgotamento sanitário no distrito passarão pela vistoria. O objetivo do trabalho é confirmar se a ligação à rede coletora foi feita, conforme determina o Código Sanitário Estadual, e se está dentro das normas técnicas previamente orientadas à comunidade.
Sanepar faz vistorias técnicas em imóveis no distrito de Floriano, em Maringá

A Sanepar iniciou neste mês de outubro o trabalho de Vistoria Técnica Ambiental (VTA) em imóveis de Floriano, distrito de Maringá, no Noroeste do Estado, que passaram a contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. A interligação à rede foi liberada em julho e beneficia 296 imóveis do distrito.

As vistorias ocorrerão em duas etapas até o fim do ano. O objetivo do trabalho é confirmar se a ligação à rede coletora foi feita, conforme determina o Código Sanitário Estadual, e se está dentro das normas técnicas previamente orientadas à comunidade. Será conferida a instalação da caixa de gordura e as ligações das águas servidas da cozinha, banheiro e lavanderia, se não há água de chuva interligada à rede de esgoto, além da desativação de fossas nos imóveis que já dispõe do serviço público de esgotamento sanitário.

“Estamos fazendo a primeira vistoria agora, com todas as orientações no caso de necessidade de adequação, e verificando a efetividade da interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto. Nos imóveis que apresentarem alguma pendência, a equipe retornará em 30 dias para conferir a regularidade da interligação”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes Silva.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Ela lembra que a interligação à rede coletora de esgoto é uma forma de proteger a saúde das pessoas e preservar o meio ambiente. “Por isso, é fundamental que a interligação do esgoto seja feita corretamente, evitando futuros transtornos para a comunidade e para os próprios moradores”, alerta.

Na vistoria, os agentes aplicam corante nos vasos sanitários, pias, tanques, ralos e saída de máquinas de lavar roupa e louça, observando se o esgoto com o corante chega corretamente à rede coletora. Se preferir, o cliente poderá ele próprio fazer o lançamento do corante nos pontos orientados pelos agentes.

O trabalho é realizado por equipe de empresa contratada, treinada e fiscalizada pela Sanepar. Os profissionais estarão identificados com crachá, uniforme e a inscrição “A Serviço da Sanepar”.

Em Floriano, a Sanepar implantou 10 mil metros de redes coletoras de esgoto e uma moderna estação de tratamento, o que viabiliza o aumento do atendimento no distrito de 24% para 65% da população. Somados aos investimentos em Iguatemi, a Sanepar aplicou quase R$ 40 milhões em recursos para levar o acesso ao esgotamento sanitário aos distritos de Maringá.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 293
Última edição

Edição de 26/09/2025

Publicada em 26/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.