Sanepar levará soluções em saneamento e eficiência energética para Honduras

O projeto “Recursos Hídricos Sustentáveis e Gestão Eficiente no Abastecimento de Água Potável em Honduras” busca implementar tecnologias e metodologias inovadoras que contribuam para reduzir

Sanepar levará soluções em saneamento e eficiência energética para Honduras

O projeto “Recursos Hídricos Sustentáveis e Gestão Eficiente no Abastecimento de Água Potável em Honduras” busca implementar tecnologias e metodologias inovadoras que contribuam para reduzir perdas de água, aumentar a eficiência energética, melhorar a gestão da demanda e fortalecer a capacidade institucional de do país da América Central.
Sanepar levará soluções em saneamento e eficiência energética para Honduras

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) participou do início dos trabalhos associados com o projeto de cooperação internacional com os governos do Brasil, da Alemanha e de Honduras, com o objetivo de fortalecer a gestão da água e ampliar a eficiência energética nos sistemas de abastecimento hondurenhos. A iniciativa no país da América Central integra uma cooperação triangular entre os três países, articulada no Brasil pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, bem como pela Agência de Cooperação Alemã GIZ.

“Esta Cooperação Trilateral é um marco estratégico para o fortalecimento institucional da Sanepar e para a promoção da inovação na gestão da água. Ao integrar experiências e soluções de diferentes países, ampliamos nossa capacidade de enfrentar desafios hídricos contemporâneos, projetando um futuro mais sustentável, com foco em eficiência e resiliência”, destaca o Diretor-Presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski.

O projeto, denominado “Recursos Hídricos Sustentáveis e Gestão Eficiente no Abastecimento de Água Potável em Honduras” ou simplesmente H2OGEH, busca implementar tecnologias e metodologias inovadoras que contribuam para reduzir perdas de água, aumentar a eficiência energética, melhorar a gestão da demanda e fortalecer a capacidade institucional de operadores locais.

Durante cerimônia realizada quarta-feira (2), autoridades das Embaixadas da Alemanha e do Brasil em Honduras, da ABC, da GIZ, das Secretarias de Relações Exteriores e Cooperação Internacional e de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Honduras e, da Sanepar, efetivaram os atos que chancelaram o início das atividades relacionadas ao projeto H2OGEH, o qual contará com recursos de mais de um milhão de Euros, e será conduzido pelo período de 18 meses.

“A Sanepar, pelo seu comprometimento com a inovação e busca constante pela eficiência operacional reforça seus laços de cooperação com a ABC. Com a participação neste projeto internacional trilateral, temos a oportunidade de compartilhar com Honduras nossas experiências, incluindo aquelas adquiridas por meio da longa relação com a Alemanha e, assim, contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis”, afirma o Diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Junior.

CAPACITAÇÃO – O projeto prevê a capacitação de equipes técnicas, por meio de workshops e fóruns de discussão, bem como a realização de um projeto-piloto em prestadora local de serviços de água que oportunizarão troca de experiências entre os países envolvidos. Desta forma, reforça o compromisso com a construção conjunta de soluções e o engajamento social, objetivando não apenas melhorar os indicadores técnicos, mas também promover a governança hídrica.

Segundo o especialista da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, “o modelo adotado prevê a participação ativa de diferentes setores: governo, operadores de serviços de água, comunidades e parceiros internacionais. A proposta é desenvolver ferramentas baseadas em evidências e adaptadas à realidade hondurenha, incluindo métodos integrados de gestão de recursos hídricos e tecnologias de alta eficiência”.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Podcast

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Edição impressa

Edição 281
Última edição

Edição de 04/07/2025

Publicada em 04/07/2025

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.