Três dias de muito conhecimento que levam à mudança de comportamentos no ambiente de trabalho, relações interpessoais, financeiro e equilíbrio emocional diante de situações de pressão. Todas essas questões estão sendo o centro do treinamento de inteligência emocional, realizado pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, no auditório da Prefeitura, voltado para os servidores públicos municipais. O treinamento teve início na segunda-feira (4) e termia hoje (6).
“Mais uma vez esta gestão promovendo, oportunizando para o servidor a capacitação. Isso mostra a valorização com o nosso servidor. É também uma atribuição da Seplag, por meio da Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho, o cumprimento da norma que dispõe sobre a saúde mental no trabalho, para a mitigação dos riscos psicossociais e, além disso, uma forma de valorizar o nosso servidor. Além do reconhecimento do trabalho deles, essa capacitação promove uma segurança emocional aos nossos servidores. A gente constrói um ambiente de trabalho mais seguro emocionalmente e também um ambiente de trabalho mais acolhedor”, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Fernando Scalon.
O responsável por conduzir o treinamento é o professor Alci Filho, que é mestre em Educação pela UFMS e especialista em Neurociência e Comportamento pela PUCRS. Ele também criou o Método Novos Passos (MNP), que é uma das ferramentas que ele usou para ajudar todo mundo a entender melhor suas emoções.
Com uma dinâmica bastante leve e atualizada, com temas que tocam diretamente no equilíbrio emocional das pessoas, o palestrante usa situações cotidianas para ilustrar o conteúdo repassado ao público-alvo. A ideia é promover o autoconhecimento de cada indivíduo. “Este curso de inteligência emocional é uma imersão de três dias. São 30 horas de treinamento, onde trabalhamos a inteligência emocional das pessoas e, neste caso, a humanização para o setor público. Hoje, no Brasil, o Método Novos Passos é considerado praticamente o único treinamento desse formato para o servidor público. E procuramos trabalhar muito sobre inteligência emocional, autoconhecimento, autorresponsabilidade, educação financeira. Trabalhamos muito sobre ressignificação, o olhar a vida de uma maneira diferente”, explicou o palestrante, Alci Filho.
Segundo o professor Alci Filho, a crescente procura pelo Método Novos Passos está diretamente relacionada à urgência com que a saúde mental passou a ser tratada no serviço público, especialmente após a pandemia. “Os gestores atentos às necessidades de suas equipes têm buscado alternativas para melhorar o ambiente organizacional e apoiar emocionalmente os servidores. Por isso, o MNP tem ganhado espaço justamente por oferecer respostas concretas a uma demanda real.”
Para a diretora do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Marly do Rocio Correa, a participação no curso está sendo muito importante. “É um diferencial dos cursos que eu já participei e estou gostando bastante. Veio me ajudar a fortalecer as mudanças que implantei na minha vida, no meu ambiente de trabalho”.
Galeria de Imagens


